Lançamento de destaque dentro do calendário de novidades da Toyota para os próximos meses, o tão falado 'SUV raiz' que a marca revelará até novembro já nascerá pronto para eletrificação. De acordo com especulações recentes, o modelo vem sendo projetado para se enquadrar nas mais rígidas regras anti-poluição e contará com versões equipadas com o mesmo sistema micro-híbrido já usado pela Hilux em mercados do exterior. 

Na picape, o conjunto é composto pelo conhecido motor 2.8 turbodiesel de quatro-cilindros associado a um motor/gerador elétrico acionado por correia, uma pequena bateria de lítio e um conversor. A Toyota diz que na Hilux a eletrificação melhora a economia de combustível em 6% a 10%, dependendo da versão, ao mesmo tempo que reduz ruído, vibração e aspereza. A potência do motor continua a mesma: 204 cv e 50,9 kgfm de torque.

Toyota Compact Cruiser EV Concept

Além disso, o inédito 'Land Cruiser FJ', como vem sendo chamado, também terá versões com motor 2.7 a gasolina de 166 cv (o mesmo usado pela Hilux Champ) e até variantes totalmente elétricas. O câmbio será automático e a tração, para fazer jus à proposta, 4x4 com diversos modos de seleção. Em termos dimensionais, fala-se em 2.750 mm de entre-eixos e comprimento na casa dos 4,5 metros.

Toyota Mini Land Cruiser - Teaser

Novo SUV Toyota - Teaser

O design já foi antecipado pelo conceito Compacto Cruiser EV e terá inspiração nos SUVs do passado da marca. As linhas serão retilíneas, com carroceria quadrada e caixas-de-roda bem marcadas. A produção será iniciada em novembro, na Tailândia, e as vendas devem começar logo na sequência. Além da Ásia, o modelo deverá chegar a mercados da Europa, Oriente Médio, América do Sul e Oceania. A chegada à América do Norte é outra possibilidade.

O FJ chegará ao portfólio da Toyota como alternativa mais robusta ao Corolla Cross e será construído com carroceria sobre chassi. Nesse sentido, tudo indica que a plataforma adotada poderá ser a base iMV da picape Hilux Champ, que vem a ser uma versão simplificada da arquitetura da Hilux convencional. A conferir.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com