Com 238.263 veículos novos comercializados em julho, a Alemanha registrou retração. Segundo a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado do continente europeu, os números do mês passado representaram uma retração de 2,1% em relação ao mesmo período de 2023. Segundo o Best Selling Cars Blog, o resultado é quase 30% inferior ao do período pré-pandemia (2019).
No acumulado de 2024 (1.709.904), no entanto, há uma evolução de 4,3%. Na disputa entre as montadoras, a líder Volkswagen (41.388) perdeu participação de mercado. Mercedes (23.015) e BMW (21.179), 2ª e 3ª colocadas, ganharam espaço. Destaque para a Skoda (18.898), que avançou mais de 37% nos últimos doze meses. Em situação oposta, a Renault (3.438) perdeu mais de 45% de seus compradores.
Pos. | Marca | Jul/2024 | % mercado 2024 | Jul/2023 | % mercado 2023 | % variação 2024/2023 |
---|---|---|---|---|---|---|
1º | VW | 41.388 | 17,4% | 43.251 | 17,8% | -4,3% |
2º | MERCEDES-BENZ | 23.015 | 9,7% | 21.377 | 8,8% | 7,7% |
3º | BMW | 21.179 | 8,9% | 18.907 | 7,8% | 12,0% |
4º | AUDI | 19.436 | 8,2% | 19.926 | 8,2% | -2,5% |
5º | SKODA | 18.898 | 7,9% | 13.757 | 5,7% | 37,4% |
6º | SEAT | 12.477 | 5,2% | 13.213 | 5,4% | -5,6% |
7º | OPEL | 12.381 | 5,2% | 12.677 | 5,2% | -2,3% |
8º | HYUNDAI | 9.053 | 3,8% | 10.776 | 4,4% | -16,0% |
9º | FORD | 8.917 | 3,7% | 10.845 | 4,5% | -17,8% |
10º | TOYOTA | 8.479 | 3,6% | 7.413 | 3,0% | 14,4% |
11º | KIA | 6.453 | 2,7% | 7.373 | 3,0% | -12,5% |
12º | DACIA | 6.063 | 2,5% | 5.604 | 2,3% | 8,2% |
13º | FIAT | 5.841 | 2,5% | 6.905 | 2,8% | -15,4% |
14º | VOLVO | 5.578 | 2,3% | 3.353 | 1,4% | 66,4% |
15º | PEUGEOT | 5.323 | 2,2% | 4.120 | 1,7% | 29,2% |
16º | CITROËN | 4.207 | 1,8% | 2.801 | 1,2% | 50,2% |
17º | RENAULT | 3.438 | 1,4% | 6.346 | 2,6% | -45,8% |
18º | MAZDA | 3.088 | 1,3% | 3.332 | 1,4% | -7,3% |
19º | MINI | 2.544 | 1,1% | 4.415 | 1,8% | -42,4% |
20º | TESLA | 2.470 | 1,0% | 3.905 | 1,6% | -36,7% |
TOTAL | 238.263 | 100,0% | 243.277 | 100,0% | -2,1% | |
ACUMULADO | 1.709.904 | 100,0% | 1.640.147 | 100,0% | 4,3% |
Entre os modelos, o VW T-Roc (7.856) assegurou sua 2ª liderança consecutiva, com boa margem em relação a um VW Golf (5.026) que recuou mais de 25% e ficou sob ameaça do Octavia (4.634) – até então, o modelo da Skoda só havia marcado presença no pódio em outras duas oportunidades segundo o BSCB (julho de 2020 e janeiro de 2024). No mês passado, vale mencionar, o Octavia também havia sido o melhor “não-VW” da lista.
Ainda na Skoda, destaque para o SUV Karoq (3.438): com crescimento de mais de 100%, o modelo jamais havia figurado entre os dez primeiros. X1 (3.434) e Série 3 (3.359) garantiram a presença de dois BMW no top 10 – no caso do 1º, foi a sua primeira aparição na parte de cima no ano. Pelo lado da Mercedes, avanços significativos do GLC (3.124) e do Classe E (3.095).
Pos. | Modelo | Jul/2024 | % mercado 2024 | Jul/2023 | % mercado 2023 | % variação 2024/2023 |
---|---|---|---|---|---|---|
1º | VW T-ROC | 7.856 | 3,3% | 6.187 | 2,5% | 27,0% |
2º | VW GOLF | 5.026 | 2,1% | 6.713 | 2,8% | -25,1% |
3º | SKODA OCTAVIA | 4.634 | 1,9% | 3.487 | 1,4% | 32,9% |
4º | VW TIGUAN | 4.394 | 1,8% | 5.122 | 2,1% | -14,2% |
5º | OPEL CORSA | 4.006 | 1,7% | 4.044 | 1,7% | -0,9% |
6º | VW PASSAT | 3.714 | 1,6% | 4.131 | 1,7% | -10,1% |
7º | OPEL ASTRA | 3.565 | 1,5% | 2.798 | 1,2% | 27,4% |
8º | SKODA KAROQ | 3.438 | 1,4% | 1.670 | 0,7% | 105,9% |
9º | BMW X1 | 3.434 | 1,4% | 3.190 | 1,3% | 7,6% |
10º | BMW SÉRIE 3 | 3.359 | 1,4% | 3.146 | 1,3% | 6,8% |
11º | VW TRANSPORTER | 3.351 | 1,4% | 2.376 | 1,0% | 41,0% |
12º | BMW SÉRIE 5 | 3.212 | 1,3% | 1.999 | 0,8% | 60,7% |
13º | TOYOTA YARIS | 3.149 | 1,3% | 2.876 | 1,2% | 9,5% |
14º | VW T-CROSS | 3.136 | 1,3% | 2.484 | 1,0% | 26,2% |
15º | MERCEDES GLC | 3.124 | 1,3% | 1.819 | 0,7% | 71,7% |
16º | MERCEDES CLASSE E | 3.095 | 1,3% | 2.147 | 0,9% | 44,2% |
17º | FIAT DUCATO | 2.919 | 1,2% | 2.023 | 0,8% | 44,3% |
18º | VW POLO | 2.847 | 1,2% | 2.321 | 1,0% | 22,7% |
19º | FORD FOCUS | 2.737 | 1,1% | 3.014 | 1,2% | -9,2% |
20º | AUDI A3 | 2.717 | 1,1% | 3.369 | 1,4% | -19,4% |
21º | SEAT LEON | 2.592 | 1,1% | 2.586 | 1,1% | 0,2% |
22º | AUDI Q3 | 2.585 | 1,1% | 2.368 | 1,0% | 9,2% |
23º | MINI | 2.544 | 1,1% | 4.415 | 1,8% | -42,4% |
24º | FIAT 500 | 2.521 | 1,1% | 3.867 | 1,6% | -34,8% |
25º | MERCEDES CLASSE V | 2.519 | 1,1% | 1.951 | 0,8% | 29,1% |
26º | AUDI A4 | 2.502 | 1,1% | 2.597 | 1,1% | -3,7% |
27º | AUDI A6 | 2.501 | 1,0% | 2.276 | 0,9% | 9,9% |
28º | SKODA FABIA | 2.500 | 1,0% | 1.372 | 0,6% | 82,2% |
29º | MERCEDES CLASSE C | 2.448 | 1,0% | 3.895 | 1,6% | -37,2% |
30º | DACIA SANDERO | 2.416 | 1,0% | 1.307 | 0,5% | 84,9% |
31º | BMW X3 | 2.404 | 1,0% | 2.029 | 0,8% | 18,5% |
32º | SKODA KODIAQ | 2.379 | 1,0% | 2.036 | 0,8% | 16,8% |
33º | VW TAIGO | 2.255 | 0,9% | 1.747 | 0,7% | 29,1% |
34º | SEAT IBIZA | 2.237 | 0,9% | 1.396 | 0,6% | 60,2% |
35º | VW TOURAN | 2.209 | 0,9% | 1.349 | 0,6% | 63,8% |
36º | DACIA DUSTER | 2.187 | 0,9% | 1.263 | 0,5% | 73,2% |
37º | CUPRA FORMENTOR | 2.103 | 0,9% | 2.441 | 1,0% | -13,8% |
38º | SKODA KAMIQ | 2.027 | 0,9% | 1.297 | 0,5% | 56,3% |
39º | OPEL MOKKA | 2.014 | 0,8% | 2.252 | 0,9% | -10,6% |
40º | SEAT ARONA | 1.945 | 0,8% | 1.648 | 0,7% | 18,0% |
41º | TESLA MODEL Y | 1.926 | 0,8% | 2.067 | 0,8% | -6,8% |
42º | BMW SÉRIE 4 | 1.906 | 0,8% | 1.891 | 0,8% | 0,8% |
43º | FORD KUGA | 1.896 | 0,8% | 2.140 | 0,9% | -11,4% |
44º | KIA CEED | 1.889 | 0,8% | 1.807 | 0,7% | 4,5% |
45º | TOYOTA COROLLA | 1.865 | 0,8% | 1.592 | 0,7% | 17,1% |
46º | AUDI Q2 | 1.822 | 0,8% | 1.285 | 0,5% | 41,8% |
47º | AUDI Q5 | 1.805 | 0,8% | 1.906 | 0,8% | -5,3% |
48º | HYUNDAI I10 | 1.801 | 0,8% | 2.116 | 0,9% | -14,9% |
49º | SEAT ATECA | 1.791 | 0,8% | 2.506 | 1,0% | -28,5% |
50º | SKODA ENYAQ | 1.718 | 0,7% | 1.896 | 0,8% | -9,4% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela