China: BYD tem 6 dos 10 carros mais vendidos em julho
Por outro lado, mercado chinês tem o segundo recuo consecutivo nos emplacamentos
Depois de registrar a 1ª queda no ano em junho, o mercado chinês voltou a perder fôlego em julho. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes no país, foram comercializados no atacado no mês passado 2,262 milhões de veículos novos, 5,2% a menos do que há um ano. O acumulado, de 16,310 milhões, ainda é positivo em 4,4%.
Preferida entre as montadoras pela 5ª vez seguida e pela 19ª vez na história, a BYD emplacou 299.183 unidades, seu novo recorde no país. Além de ter sido a única entre as quatro primeiras a crescer no período, a marca local conquistou a sua maior vantagem em relação a uma Volkswagen (149.007) que recuou quase 17%.
Li Auto L6
Com 125.029 unidades, a Toyota novamente completou o pódio. Além da BYD, o outro grande destaque do mês passado foi a Li Auto (51.000), pelo 2º mês seguido no pelotão de cima e com recorde de vendas e posicionamento. A Mercedes, com 49.568 unidades, foi a única alemã premium presente no top 10.
Marcas mais vendidas
POS. |
MARCA |
JUL.24 |
% PART. 2024 |
1º |
BYD |
299.183 |
13,2% |
2º |
VW |
149.007 |
6,6% |
3º |
TOYOTA |
125.029 |
5,5% |
4º |
GEELY |
80.162 |
3,5% |
5º |
CHERY |
53.670 |
2,4% |
6º |
HONDA |
51.487 |
2,3% |
7º |
WULING |
51.050 |
2,3% |
8º |
LI |
51.000 |
2,3% |
9º |
CHANGAN |
50.057 |
2,2% |
10º |
MERCEDES-BENZ |
49.568 |
2,2% |
11º |
BMW |
48.991 |
2,2% |
12º |
TESLA |
46.227 |
2,0% |
13º |
AUDI |
45.233 |
2,0% |
14º |
NISSAN |
40.004 |
1,8% |
15º |
AITO* |
39.552 |
1,7% |
16º |
AION |
32.837 |
1,5% |
17º |
HONGQI |
30.773 |
1,4% |
18º |
JETOUR* |
28.519 |
1,3% |
19º |
BUICK |
26.503 |
1,2% |
20º |
HAVAL |
22.790 |
1,0% |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.262.000 |
100,0% |
|
ACUMULADO |
16.310.000 |
100,0% |
Tesla Model Y (2023)
No ranking de modelos, com 5 representantes entre os 6 primeiros, a BYD retomou a posição de honra com o Qin Plus (39.710). O único intruso neste domínio foi o Tesla Model Y (36.299), vice no mês e no acumulado. O pódio foi completado pelo BYD Seagull (34.789), nomenclatura local para o Dolphin Mini. Em seu 2º top 10 seguido, o Li L6 (24.856) jamais havia vendido tanto.
Híbrido plug-in BYD Qin L DM-i
Em retração de 27% segundo o Best Selling Cars Blog, o Nissan Sylphy (21.618) foi apenas o 10º, resultado discreto para quem liderou o mercado local até 2022. Destaques para o Toyota Corolla Cross (15.790) no top 20, para a presença de dois modelos da Mercedes – Classe C (14.155) e Classe E (14.001) – no top 30 e para o BYD Yuan Up, próximo lançamento da marca no Brasil – por aqui, chegará como Yuan Pro – emplacando mais de 11 mil unidades (11.224).
Modelos mais vendidas
POS. |
MODELO |
JUL.24 |
% PART. 2024 |
1º |
BYD QIN PLUS |
39.710 |
1,8% |
2º |
TESLA MODEL Y |
36.299 |
1,6% |
3º |
BYD SEAGULL |
34.789 |
1,5% |
4º |
BYD SONG PLUS |
34.306 |
1,5% |
5º |
BYD QIN L |
32.466 |
1,4% |
6º |
BYD YUAN PLUS |
25.594 |
1,1% |
7º |
LI L6 |
24.856 |
1,1% |
8º |
VW LAVIDA |
24.356 |
1,1% |
9º |
BYD SEAL 06 |
21.659 |
1,0% |
10º |
NISSAN SYLPHY |
21.618 |
1,0% |
11º |
VW PASSAT |
20.533 |
0,9% |
12º |
BYD DESTROYER 05 |
18.693 |
0,8% |
13º |
BYD SONG PRO |
18.336 |
0,8% |
14º |
AITO M9 |
17.151 |
0,8% |
15º |
BYD HAN |
17.008 |
0,8% |
16º |
AYON Y |
16.788 |
0,7% |
17º |
TOYOTA RAV4 |
16.683 |
0,7% |
18º |
GEELY XINGYUE L |
16.496 |
0,7% |
19º |
VW SAGITAR |
16.469 |
0,7% |
20º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
15.790 |
0,7% |
21º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
15.765 |
0,7% |
22º |
AITO M7 |
15.633 |
0,7% |
23º |
TOYOTA FRONT LANDER |
14.824 |
0,7% |
24º |
WULING BINGO |
14.536 |
0,6% |
25º |
MERCEDES CLASSE C L |
14.155 |
0,6% |
26º |
MERCEDES CLASSE E L |
14.001 |
0,6% |
27º |
AYON S |
13.537 |
0,6% |
28º |
TOYOTA CAMRY |
13.179 |
0,6% |
29º |
CHERY TIGGO 8 |
13.138 |
0,6% |
30º |
XIAOMI SU7 |
13.120 |
0,6% |
31º |
VW MAGOTAN |
12.625 |
0,6% |
32º |
BYD DOLPHIN |
12.443 |
0,6% |
33º |
MERCEDES GLC |
12.423 |
0,5% |
34º |
VW TAYRON |
12.349 |
0,5% |
35º |
AUDI A6 L |
12.282 |
0,5% |
36º |
AUDI Q5 L |
11.891 |
0,5% |
37º |
CHANGAN CS75 |
11.829 |
0,5% |
38º |
TOYOTA COROLLA |
11.562 |
0,5% |
39º |
BYD TANG |
11.550 |
0,5% |
40º |
LI L7 |
11.403 |
0,5% |
41º |
BMW SÉRIE 3 L |
11.384 |
0,5% |
42º |
BYD YUAN UP |
11.224 |
0,5% |
43º |
HONDA ACCORD |
11.130 |
0,5% |
44º |
GEELY XINGRUI |
10.950 |
0,5% |
45º |
HONGQI H5 |
10.882 |
0,5% |
46º |
VW TIGUAN L |
10.597 |
0,5% |
47º |
TOYOTA WILDLANDER |
10.297 |
0,5% |
48º |
CHANGAN LUMIN |
10.238 |
0,5% |
49º |
CHERY ARRIZO 8 |
10.187 |
0,5% |
50º |
CHANGAN EADO |
10.183 |
0,5% |
Observação: Números de julho/23 indisponíveis para as marcas e modelos listados nas duas tabelas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México