Enquanto a Shineray conseguiu se estabelecer como a terceira maior vendedora de motocicletas no Brasil, pouco se fala de que a matriz chinesa também trabalha com carros. Em 2012, a empresa fez uma joint-venture nesse sentindo com a também chinesa Brilliance para a produção conjunta de automóveis.

Em 2014, a Shineray adquiriu a marca italiana de motocicletas SWM, que está prevista para chegar ao mercado brasileiro ainda em 2024 com motos de média cilindrada. Foi só a partir de 2016 que os carros da joint-venture Brilliance-Shineray começaram a sair das linhas de montagem chinesas usando o nome da italiana. Os modelos SWM já são vendidos na Europa e em alguns países da América Latina.

 

Agora, um flagra do perfil Placa Verde no Instagram flagrou uma unidade do SWM G10F no Brasil, mais especificamente em Recife (PE) sem camuflagem alguma e, ironicamente, com uma placa convencional, não a verde de testes. A Shineray mantém em Pernambuco a maior parte de suas operações de motocicletas, concentradas em Suape (PE).

O carro das fotos é uma das opções da linha G da empresa. O G10F utiliza um visual assinado pelo centro de estilo da SWM, sediado na Itália. Curiosamente, somente o mercado italiano não oferece o modelo como SWM, mas como Cirelli 3. O M da sigla vem de Milano (Milão em italiano) e a Itália tem leis que previnem o uso de nomes italianos para produtos feitos fora daquele país, como é o caso do SUV chinês.

Galeria: SWM G10F da Shineray é flagrado no Brasil

Usando o mercado espanhol como exemplo, comprar um SWM G10F por lá custa a partir de 21.990 euros, ou cerca de R$ 131,9 mil. O modelo tem dimensões de SUV médio, com 4,61 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. Na configuração europeia, o modelo é oferecido sempre com motor 1.5 turbo a gasolina entregando com até 137 cv de potência e 21,9 kgfm de torque. As opções de câmbio são manual de 6 velocidades (131 cv de potência) e automatizado de dupla embreagem com 7 marchas.

No entanto, as chances de termos carros da marca SWM no Brasil são baixas. A placa do G10F flagrado aqui eram convencionais, indicando uma possível importação independente. Como o carro foi visto próximo à sede da Shineray em Pernambuco, é possível que o veículo esteja servindo a executivos da marca somente.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com