Apesar de ter aplicado importantes alterações em sua estratégia global de eletrificação, a Ford segue firme e forte com o projeto que dará origem à inédita variante elétrica da picape Ranger. Em comunicado à imprensa, a marca explicou que congelou a ideia de lançar SUVs grandes elétricos para priorizar modelos equivalentes híbridos, mas que ainda assim terá duas novas picapes e uma van comercial totalmente elétricas até o final da década.

A primeira delas terá porte médio e vem sendo tratada como 'Ranger Lighting', ou seja, uma versão puramente elétrica da Ranger com sobrenome alusivo à versão elétrica da F-150. Ao que tudo indica, esta picape irá conviver com a Ranger tradicional a combustão e será construída sobre uma plataforma diferente. Nesse sentido, todos os rumores apontam para a arquitetura TE1, desenvolvida especialmente para veículos elétricos dedicados.

Ford Ranger Plug-in Hybrid 2025

Dessa forma, a Ranger Lighting já nascerá pensada para eletrificação total e seguirá parâmetros dinâmicos e técnicos característicos de veículos elétricos. O projeto está atualmente em desenvolvimento pelo time "skunkworks" (trabalhos experimentais) da Ford na Califórnia e conta com a participação de mais de 100 pessoas. A equipe está sendo liderada por Alan Clarke, ex-engenheiro da Tesla que desempenhou papel fundamental no desenvolvimento do Model Y (atual carro mais vendido do mundo).

Ford Ranger Plug-in Hybrid 2025

Ranger em versão Plug-in Hybrid 

“Recrutamos os profissionais mais qualificados tecnicamente e criativos de dentro e de fora da Ford para impulsionar uma mudança radical na forma como desenvolvemos um veículo elétrico”, disse o presidente e CEO da Ford, Jim Farley. A nova plataforma projetada pela marca será capaz de sustentar modelos convencionais e comerciais, sendo equipada com componentes atualizáveis ​​semelhantes aos da Tesla e suporte BlueCruise para direção autônoma.

2022-ford-f-150-lightning

F-150 Lightning

A inédita Ranger elétrica vem sendo tratada como “o primeiro veículo acessível desta nova plataforma” e priorizará aspectos como autonomia, utilidade e usabilidade para os clientes. O lançamento está programado para 2027. Hoje, vale lembrar, a Ranger mais próxima da eletrificação plena é a variante PHEV, anunciada apenas para mercados selecionados e com 45 km de autonomia elétrica.

No caso da picape maior, tratada como próxima geração da picape F-150 Lightning, os planos de estreia foram adiados em cerca de 18 meses (ou seja, chegará apenas no final de 2027).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com