Apesar de ter aplicado importantes alterações em sua estratégia global de eletrificação, a Ford segue firme e forte com o projeto que dará origem à inédita variante elétrica da picape Ranger. Em comunicado à imprensa, a marca explicou que congelou a ideia de lançar SUVs grandes elétricos para priorizar modelos equivalentes híbridos, mas que ainda assim terá duas novas picapes e uma van comercial totalmente elétricas até o final da década.
A primeira delas terá porte médio e vem sendo tratada como 'Ranger Lighting', ou seja, uma versão puramente elétrica da Ranger com sobrenome alusivo à versão elétrica da F-150. Ao que tudo indica, esta picape irá conviver com a Ranger tradicional a combustão e será construída sobre uma plataforma diferente. Nesse sentido, todos os rumores apontam para a arquitetura TE1, desenvolvida especialmente para veículos elétricos dedicados.
Dessa forma, a Ranger Lighting já nascerá pensada para eletrificação total e seguirá parâmetros dinâmicos e técnicos característicos de veículos elétricos. O projeto está atualmente em desenvolvimento pelo time "skunkworks" (trabalhos experimentais) da Ford na Califórnia e conta com a participação de mais de 100 pessoas. A equipe está sendo liderada por Alan Clarke, ex-engenheiro da Tesla que desempenhou papel fundamental no desenvolvimento do Model Y (atual carro mais vendido do mundo).
Ranger em versão Plug-in Hybrid
“Recrutamos os profissionais mais qualificados tecnicamente e criativos de dentro e de fora da Ford para impulsionar uma mudança radical na forma como desenvolvemos um veículo elétrico”, disse o presidente e CEO da Ford, Jim Farley. A nova plataforma projetada pela marca será capaz de sustentar modelos convencionais e comerciais, sendo equipada com componentes atualizáveis semelhantes aos da Tesla e suporte BlueCruise para direção autônoma.
F-150 Lightning
A inédita Ranger elétrica vem sendo tratada como “o primeiro veículo acessível desta nova plataforma” e priorizará aspectos como autonomia, utilidade e usabilidade para os clientes. O lançamento está programado para 2027. Hoje, vale lembrar, a Ranger mais próxima da eletrificação plena é a variante PHEV, anunciada apenas para mercados selecionados e com 45 km de autonomia elétrica.
No caso da picape maior, tratada como próxima geração da picape F-150 Lightning, os planos de estreia foram adiados em cerca de 18 meses (ou seja, chegará apenas no final de 2027).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ford Ranger híbrida plug-in será lançada na Alemanha