Importante modelo no mercado norte-americano, o Nissan Altima chega ao ano/modelo 2025 com apenas uma opção de motor. O 4-cilindros de compressão variável (VC) 2.0 turbo desapareceu, levando consigo a versão SR VC-Turbo de 248 cv. O Maxima teve sua produção encerrada em 2023, o que significa que o carro-chefe da Nissan agora é o Altima SL com um motor de 2.5 aspirado de quatro cilindros sob o capô.
Na versão com tração integral, ele produz 182 cv. Optar pela tração dianteira lhe dá um pouco mais de potência - 188 cv. Não é exatamente um canhão, mas é muito bom em termos de consumo de combustível. As versões S e SV de nível inferior têm índices de quilometragem homologados nos EUA de 11,5 km/litro na cidade, 16,6 na estrada e 13,6 combinados.
Por que a Nissan eliminou o VC turbo? Não foi apresentado um motivo no anúncio do Altima 2025 da montadora, mas um porta-voz da empresa nos deu a seguinte declaração:
"A Nissan frequentemente adapta as opções de trem de força em sua linha para atender às necessidades dos clientes. Nosso motor de 2,5 litros e 4 cilindros oferece o equilíbrio ideal entre economia de combustível e desempenho, combinado com a compatibilidade AWD que mais clientes do Altima estão procurando."
Suspeitamos que a confiabilidade também seja um fator. A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) lançou uma investigação sobre o motor VC da Nissan em dezembro de 2023, depois que foram registradas várias falhas.
Para aliviar a dor do fim do SR VC-Turbo, a Nissan adicionou um pacote SV Special Edition à linha do Altima 2025. O pacote traz várias atualizações para a versão SV mais barata, incluindo uma tela central sensível ao toque de 12,3 polegadas, carregamento de telefone sem fio, ar-condicionado de duas zonas e funcionalidade Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Visualmente falando, a Special Edition ganha um teto solar, spoiler traseiro, acabamento em fibra de carbono falsa no console central e rodas pretas de 17 polegadas.
Será que estamos vendo o começo do fim do Altima de longa data? Nada foi confirmado, mas a Automotive News informa que o sedã será cancelado no final do ano modelo de 2026.
Fonte: Nissan
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Irmão maior do Sentra, Nissan Altima ganha tapa no visual e novo multimídia
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Nissan Altima 2019 indica futuro dos sedãs da marca
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Flagra - Novo Altima projeta linhas arrojadas para os sedãs Nissan
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil