Lançada em 2010 no Brasil, a VW Amarok acaba de passar por sua primeira reestilização mais expressiva na linha 2025. Se no exterior a picape da marca alemã já conta com uma nova geração derivada da nova Ford Ranger, por aqui as alterações foram bastante discretas, concentradas essencialmente numa dianteira com faróis e grade redesenhados.

A grande questão que agora se impõe é saber se isso será ou não suficiente para fazer reagir um modelo que vem perdendo espaço nos últimos anos e que conta com uma concorrência cada vez mais forte. Desde a sua chegada ao país até julho passado, a picape da Volks emplacou 182.106 unidades. Comparando com a líder Hilux (572.855) no mesmo período, isso representa menos de 1/3 das vendas da Toyota.

Em seu primeiro ano, a Amarok começou timidamente e fechou com apenas 3.382 unidades comercializadas. No ano seguinte, um salto para 10.227 unidades, ainda insuficientes para fazê-la se destacar diante das cinco rivais mais tradicionais. Em 2012, no entanto, surgiu um primeiro sinal animador: com 19.825 unidades, ela superou a Nissan Frontier (17.561) e a Ford Ranger (15.222) e garantiu a 4ª posição entre as picapes médias.

Foi também em dezembro de 2012 em que a Amarok registrou seu recorde, com 2.518 unidades – em seus catorzes anos por aqui, em apenas onze oportunidades a picape conseguiu emplacar mais de 2 mil unidades (quatro em 2012, seis em 2013 e uma em 2018). 2013 foi o seu melhor ano, com 24.191 unidades, um resultado que assegurou à representante da VW sua única presença no pódio até hoje.

VW Amarok 2025 (BR)
Volkswagen

De 2014 até 2016, as vendas perderam fôlego, com levíssima recuperação em 2017. Mas em 2018, com o lançamento do motor V6 turbodiesel no 1º trimestre, a Amarok ganhou o seu grande argumento de vendas até hoje e reagiu bem ao encerrar com 18.766 unidades - no ano seguinte, a picape manteve o ritmo e foi ainda melhor, com 18.911 unidades.

A partir de 2020, entretanto, o desempenho caiu: das 10.617 unidades emplacadas naquele ano, a Amarok chegou em 2024 a apenas 3.103 unidades registradas até julho. Sem ultrapassar a barreira das mil unidades desde dezembro de 2021 – naquele mês, foram emplacadas 1.408 unidades -, a Amarok tem a sua 1ª grande chance para mostrar alguma reação desde o lançamento do motor V6.

Se brigar comercialmente contra uma sólida Toyota Hilux, uma Ford Ranger em franco crescimento e uma renovada Chevrolet S10 parece bastante improvável, a disputa mais factível da Amarok no momento deve ser pelo 4º lugar. Contra a Mitsubishi L200, a Nissan Frontier e a recém-lançada Fiat Titano, a Volkswagen pode buscar uma posição melhor entre as coadjuvantes do segmento.

Tabela: as vendas da VW Amarok de 2010 a 2024

ANO

TOYOTA HILUX

CHEVROLET S10

FORD RANGER

MITSUBISHI L200

VW AMAROK

NISSAN FRONTIER

2010

             33.654

             43.185

             15.292

             20.644

               3.382

               8.577

2011

             33.259

             42.818

             14.988

             22.141

             10.227

             13.680

2012

             38.882

             47.717

             15.222

             21.527

             19.825

             17.561

2013

             42.625

             54.251

             22.077

             21.363

             24.191

             15.592

2014

             43.304

             50.812

             24.134

             20.558

             17.849

             11.589

2015

             32.900

             33.330

             16.880

             14.501

             12.211

               5.778

2016

             34.031

             26.558

             15.812

               9.943

               9.173

               3.605

2017

             34.368

             30.438

             17.830

               9.946

             11.967

               4.057

2018

             39.278

             31.761

             20.552

             10.766

             18.766

               6.325

2019

             40.419

             32.161

             22.218

             10.226

             18.911

               8.090

2020

             32.394

             26.639

             19.833

               9.480

             10.617

               8.077

2021

             45.893

             35.046

             20.499

             13.157

               7.894

             11.816

2022

             48.606

             27.128

             14.302

             15.831

               6.012

               8.669

2023

             46.200

             25.967

             20.353

             12.644

               7.978

               8.388

2024*

             27.042

             14.351

             15.449

               6.570

               3.103

               6.123

TOTAL

         572.855

           522.162

           275.441

          219.297

           182.106

           137.927

Observação: Números atualizados até julho.

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