Lançada em 2010 no Brasil, a VW Amarok acaba de passar por sua primeira reestilização mais expressiva na linha 2025. Se no exterior a picape da marca alemã já conta com uma nova geração derivada da nova Ford Ranger, por aqui as alterações foram bastante discretas, concentradas essencialmente numa dianteira com faróis e grade redesenhados.
A grande questão que agora se impõe é saber se isso será ou não suficiente para fazer reagir um modelo que vem perdendo espaço nos últimos anos e que conta com uma concorrência cada vez mais forte. Desde a sua chegada ao país até julho passado, a picape da Volks emplacou 182.106 unidades. Comparando com a líder Hilux (572.855) no mesmo período, isso representa menos de 1/3 das vendas da Toyota.
Em seu primeiro ano, a Amarok começou timidamente e fechou com apenas 3.382 unidades comercializadas. No ano seguinte, um salto para 10.227 unidades, ainda insuficientes para fazê-la se destacar diante das cinco rivais mais tradicionais. Em 2012, no entanto, surgiu um primeiro sinal animador: com 19.825 unidades, ela superou a Nissan Frontier (17.561) e a Ford Ranger (15.222) e garantiu a 4ª posição entre as picapes médias.
Foi também em dezembro de 2012 em que a Amarok registrou seu recorde, com 2.518 unidades – em seus catorzes anos por aqui, em apenas onze oportunidades a picape conseguiu emplacar mais de 2 mil unidades (quatro em 2012, seis em 2013 e uma em 2018). 2013 foi o seu melhor ano, com 24.191 unidades, um resultado que assegurou à representante da VW sua única presença no pódio até hoje.
De 2014 até 2016, as vendas perderam fôlego, com levíssima recuperação em 2017. Mas em 2018, com o lançamento do motor V6 turbodiesel no 1º trimestre, a Amarok ganhou o seu grande argumento de vendas até hoje e reagiu bem ao encerrar com 18.766 unidades - no ano seguinte, a picape manteve o ritmo e foi ainda melhor, com 18.911 unidades.
A partir de 2020, entretanto, o desempenho caiu: das 10.617 unidades emplacadas naquele ano, a Amarok chegou em 2024 a apenas 3.103 unidades registradas até julho. Sem ultrapassar a barreira das mil unidades desde dezembro de 2021 – naquele mês, foram emplacadas 1.408 unidades -, a Amarok tem a sua 1ª grande chance para mostrar alguma reação desde o lançamento do motor V6.
Se brigar comercialmente contra uma sólida Toyota Hilux, uma Ford Ranger em franco crescimento e uma renovada Chevrolet S10 parece bastante improvável, a disputa mais factível da Amarok no momento deve ser pelo 4º lugar. Contra a Mitsubishi L200, a Nissan Frontier e a recém-lançada Fiat Titano, a Volkswagen pode buscar uma posição melhor entre as coadjuvantes do segmento.
ANO |
TOYOTA HILUX |
CHEVROLET S10 |
FORD RANGER |
MITSUBISHI L200 |
VW AMAROK |
NISSAN FRONTIER |
2010 |
33.654 |
43.185 |
15.292 |
20.644 |
3.382 |
8.577 |
2011 |
33.259 |
42.818 |
14.988 |
22.141 |
10.227 |
13.680 |
2012 |
38.882 |
47.717 |
15.222 |
21.527 |
19.825 |
17.561 |
2013 |
42.625 |
54.251 |
22.077 |
21.363 |
24.191 |
15.592 |
2014 |
43.304 |
50.812 |
24.134 |
20.558 |
17.849 |
11.589 |
2015 |
32.900 |
33.330 |
16.880 |
14.501 |
12.211 |
5.778 |
2016 |
34.031 |
26.558 |
15.812 |
9.943 |
9.173 |
3.605 |
2017 |
34.368 |
30.438 |
17.830 |
9.946 |
11.967 |
4.057 |
2018 |
39.278 |
31.761 |
20.552 |
10.766 |
18.766 |
6.325 |
2019 |
40.419 |
32.161 |
22.218 |
10.226 |
18.911 |
8.090 |
2020 |
32.394 |
26.639 |
19.833 |
9.480 |
10.617 |
8.077 |
2021 |
45.893 |
35.046 |
20.499 |
13.157 |
7.894 |
11.816 |
2022 |
48.606 |
27.128 |
14.302 |
15.831 |
6.012 |
8.669 |
2023 |
46.200 |
25.967 |
20.353 |
12.644 |
7.978 |
8.388 |
2024* |
27.042 |
14.351 |
15.449 |
6.570 |
3.103 |
6.123 |
TOTAL |
572.855 |
522.162 |
275.441 |
219.297 |
182.106 |
137.927 |
Observação: Números atualizados até julho.
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