Um carro-conceito clássico da Ford foi aparentemente destruído em um incêndio na noite de domingo (18/8) durante a Monterey Car Week (EUA), um dos maiores encontros de carros antigos daquele país. Embora nada tenha sido confirmado, as evidências apontam para um fim incendiário para o carro-conceito Ford Probe I de 1979, criado pelo estúdio italiano de design Ghia.

O usuário do Tiktok Exoticsimage compartilhou um vídeo de um trailer de carro em chamas, embora seja difícil ver o que há dentro dele.

 

Os comentaristas da postagem afirmaram que o carro era o conceito Ford Probe I, o que nos levou a uma postagem no grupo do Facebook da Monterey Car Week mostrando as consequências. Truman Barden compartilhou conosco sua imagem, que pode ser vista no topo desta publicação. Vemos a casca queimada de uma forma de cunha e tampas de roda sólidas que se parecem com as do conceito.

Isso nos levou à Scott Grundfor Company no Instagram, que confirma que o carro estava de fato em Pebble Beach no domingo.

 

De acordo com o site da Scott Grundfor Co., a empresa é proprietária do conceito. Ele é um dos vários conceitos do Probe construídos de 1979 a 1985, projetado para apresentar designs aerodinâmicos avançados com ênfase na eficiência de combustível. O Probe I também não era apenas uma maquete. Ele usava uma plataforma Fox modificada que era ligeiramente mais longa do que o então novo Mustang de 1979. Um motor turbo de 2,3 litros e quatro cilindros estava sob o capô, acionando as rodas traseiras. Por dentro, o conceito Probe I tinha um interior completo, repleto de tecnologia digital gloriosa dos anos 1980.

Galeria: 1979 Ford Probe I Ghia Concept

A Ford acabaria criando cinco conceitos do Probe com o estilo Ghia, apontando o caminho para um futuro mais focado na aerodinâmica que acabou influenciando o Ford Taurus e o carro de produção do Probe - um veículo originalmente planejado para ser o novo Mustang. Tudo começou com o primeiro conceito em 1979 e, agora, parece que o carro se foi para sempre.

Estamos aguardando a confirmação de que o conceito foi destruído e detalhes sobre como o incêndio começou. Faremos uma atualização assim que mais detalhes estiverem disponíveis.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com