Um novo sedã de de grande porte foi flagrado em testes na China, mas ninguém parece saber exatamente o que o carro é. A partir deste único flagrante que surgiu por lá, é evidente que o novo carro tem pelo menos 5 metros de comprimento e um design tipo acupezado na traseira.
Também são aparentes as grandes rodas, que alguns veículos de comunicação chineses estão comparando com as de um Rolls Royce, afirmando que o carro tem "um forte senso de dignidade". Rumores na China afirmam que o carro é o primeiro modelo da marca Maextro, criada pela gigante da tecnologia Huawei e a montadora JAC sob usando uma plataforma que foi nomeada como Harmony Intelligent Mobility Alliance (HIMA).
Huawei Seres SF5
A Huawei tem três modelos operacionais para a indústria automotiva, sendo o HIMA o mais evoluído, no qual a Huawei não apenas fornece um as soluções tecnológicas de cabine e para sistemas de condução semi-autônomos, como também auxiliou em elementos como design, produção, vendas, pós-venda e outras etapas do veículo, mas não produz o carro. Existem três marcas com a HIMA que estão atualmente vendendo carros na China. A mais bem-sucedida é a Aito, uma colaboração entre a Huawei e a Seres, há também a Luxeed com a Chery e a Stelato, uma colaboração com a BAIC.
No final do ano passado, a JAC Motors assinou um acordo de cooperação de veículos de nova energia (que na China engloba elétricos e híbridos plug-in para obter incentivos do governo) com a Huawei, com duração de 10 anos. No início deste mês, foi anunciado que a nova marca criada pela JAC e Huawei seria conhecida como Maextro.
Huawei Seres SF5 (chassis)
Este mês, a Stelato lançou o S9, um sedã de luxo executivo com dois níveis de acabamento, com preços partindo de 399.800 yuans (R$ 305 mil) e, ao menos posicionado como um concorrente do Mercedes Benz EQS.
Richard Yu (Yu Chengdong), presidente da unidade de carros inteligentes da Huawei, mencionou em 14 de agosto no Fórum China Electric Vehicle 100 que o preço máximo da marca com a JAC alcançaria 1 milhão de yuans (R$ 764.000). Isso sugere que os modelos da nova marca Maextro serão posicionados ainda mais alto que a Stelato. Relatórios anteriores sugeriam que o primeiro modelo da Maextro seria uma minivan elétrica. No entanto, de acordo com pessoas fontes citadas pelo site Car News China, isso não é correto e o primeiro carro será na verdade um sedã com objetivo de competir com carros como o Maybach.
Rumores dão conta de que o carro será de fato revelado até o final deste ano. Recentemente, a JAC acelerou o recrutamento para o projeto Maextro, abrindo vagas na China para funções como especialistas em sistemas de qualidade, especialistas em revisão de qualidade, especialistas em qualidade de linha de produtos, especialistas em qualidade de produção, especialistas em qualidade de veículos, etc. Os cargos exigem mais de oito anos de experiência relevante em projetos de carros de alta qualidade com modelos vendidos por mais de 300.000 yuans (R$ 229.000).
Fonte: Fast Technology via Car News China
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste JAC Hunter HD 4x4 AT: custo-benefício com algo a mais
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
JAC lança a Hunter HD 4x4 no Brasil; veja os preços da picape média
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
JAC Hunter iguala Mitsubishi L200 e alcança nota máxima em segurança
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Ao vivo: veja como é a JAC Hunter de perto