Até então posicionada no topo da gama de versões da picape Toro no Brasil, a configuração Ultra não está mais disponível no site da Fiat. A variante sumiu do configurador online e, a partir de agora, o papel de versão mais sofisticada do portfólio passa a ser desempenhado pela Ranch. Consultada por Motor1.com, a Stellantis confirmou o fim de linha do modelo, mas deu a entender que novidades estão a caminho: "nada é definitivo".

Demais detalhes não foram revelados, mas tudo indica que a Fiat promoverá mudanças no portfólio da Toro em breve. Assim como fez a Jeep no catálogo dos modelos Compass e Commander, o motor 2.0 turbodiesel terá oferta reduzida e perderá espaço na gama. Nos SUVs, o propulsor TD350/TD380 só está disponível agora em apenas uma versão. No Renegade, desde a última reestilização, o bloco a óleo já foi totalmente banido.

Fiat Toro Ultra vs. Ram Rampage Laramie

Na Jeep, a perda de espaço do diesel foi compensada pela chegada do moderno motor 2.0 turbo Hurricane a gasolina de 272 cv. Na Fiat, porém, não acontecerá o mesmo. Com isso, tudo indica que a solução será ampliar a oferta do atual 1.3 T270 flex de 185 cv, adicionando-o ao cofre da Toro Ultra no lugar do 2.0 turbodiesel de 170 cv. A versão, então, voltará ao catálogo como alternativa mais descolada e urbana ao estilo mais campeiro e cromado da irmã Ranch (que provavelmente seguirá como única da linha a ter motor 2.0 turbodiesel).

Fiat Toro Ultra 2024

Painel da Toro Ultra

A dúvida fica por conta do tipo de câmbio a ser adotado. A Fiat poderá seguir dois caminhos: usar a transmissão automática de 6 marchas comum a todos os veículos T270 com tração dianteira, ou a manter a Ultra com a caixa automática de 9 marchas e tração 4x4 no mesmo esquema do Renegade Trailhawk e Willys.

No mais, a Ultra seguirá com equipamentos como 7 airbags (contra 6 das versões mais simples) e pacote ADAS com frenagem automática de emergência, farol-alto automático e alerta de saída de faixa com alerta pelo volante. O visual se diferenciará pela caçamba com tampa de fibra, detalhes pintados na cor da carroceria, rodas exclusivas e badges próprios.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com