A Stellantis apresenta simultaneamente a linha 2025 dos novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert, que chegam com um visual renovado, mais equipados e chegando de série com opção de telemetria para empresas. A partir de agora, a empresa está tratando essa linha de veículos comerciais como "um produto, três marcas". O trio pode realizar revisões e manutenções em qualquer uma das concessionárias, independente da marca.
Os novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert passam a adotar a nova identidade visual de suas marcas, ficando mais características e passando menos a impressão de serem o mesmo carro com emblemas diferentes. O trio passa a contar com novos para-choques frontais, faróis reformulados e grade do radiador redesenhada. As rodas de aço estampado de 16 polegadas receberam novas coberturas plásticas, enquanto a traseira adota uma nova logotipia aplicada nas portas duplas com abertura de até 180 graus.
Dentro da cabine, os utilitários passam a contar um painel 100% digital. Além de um novo volante, a direção ganhou assistência elétrica em substituição à hidráulica. Além disso, tem ajustes de altura e profundidade. Nele estão concentrados os comandos do sistema de som, do limitador e do controlador de velocidade. O quadro de instrumentos agora é totalmente digital e customizável.
O console central adota saídas de ar-condicionado reposicionadas, com um novo compartimento acima do câmbio para o armazenamento de objetos de diferentes medidas. No topo, o trio recebe um rádio com tela sensível ao toque de 5”, conexão Bluetooth e conector USB para recarga de celular e transferência de dados. A cabine reúne compartimentos que, somados, totalizam mais de 41 litros de volume útil de armazenamento, incluindo um porta-objetos sob o banco dos passageiros.
A lista de equipamentos ainda inclui sensores de estacionamento traseiros, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa (incluindo para manobras em ré), vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor crepuscular e de chuva, luzes de rodagem diurnas (DRL) e faróis de neblina, além de airbags frontais para os três ocupantes.
Outra novidade para Jumpy, Expert e Scudo é a chegada de um sistema de telemetria, voltado para o uso em empresas. O Connect Fleet (Citroën) My Peugeot Pro (Peugeot) / Connect////Me | Gestão de Frotas (Fiat) faz a gestão de frotas por um aplicativo em que o cliente pode monitorar diferentes parâmetros do veículo à distância, como quilometragem rodada, alertas de localização e partida, rastreamento e velocidade.
O sistema de rastreamento também permite a criação de cercas eletrônicas, com avisos e alertas automáticos quando o veículo sai do perímetro pré-estabelecido. Além disso, o sistema oferece a opção de recuperação veicular em caso de furto e roubo. Promocionalmente, o sistema será oferecido gratuitamente aos clientes por um período de
O trio da Stellantis não mudou a mecânica. Permanece o motor 1.5 HDi turbodiesel de 120 cv e 30,6 kgfm, atrelado sempre a um câmbio manual de seis marchas e tração apenas dianteira. A Stellantis declara um consumo de 11,9 km/l, tanto no uso urbano quanto no rodoviário.
Além das novas caras, Jumpy, Expert e Scudo receberam novas estruturas internas para melhorar a segurança lateral, reforços estruturais e um novo trilho da porta corrediça para facilitar seu uso. Na linha 2025, o trio segue capaz de levar até 1.450 kg de carga útil (versões Cargo), com um baú de carga de 6,1 m3 de volume e acesso facilitado por uma porta lateral corrediça, além das citas portas traseiras com abertura de 180 graus.
O PBT (Peso Bruto Total) de 3.212 kg, na versão cargo, permite que qualquer condutor habilitado na categoria B, a mesma de carros de passeio, possa dirigir os novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert 2025. Além disso, eles não são impactados pelas restrições de circulação de veículos pesados presentes em grandes centros. As medidas também ajudam no uso urbano, com 5.331 mm de comprimento, 2.010 mm de largura (sem espelhos), 1.975 mm de altura e 3.277 mm de entre-eixos.
Os novos Scudo, Jumpy e Expert oferecem uma série conversões recomendadas de fábrica, que são realizadas em conjunto com parceiros selecionados e certificados pela Stellantis, além de seguirem à risca uma metodologia global de trabalho. Com eles não há perda de garantia dos veículos.
Os modelos podem ser convertidos em veículos de passeio 7+1 lugares, 8+1 e minibus 10+1 lugares, além de ambulância, baú refrigerado, serviços logísticos, oficina móvel, transporte de pessoas com necessidades especiais e até motorhome. Citroën, Fiat e Peugeot começam a vender de Jumpy, Scudo e Expert 2025 a partir de agosto em duas versões: Cargo por R$ 211.990 e Vitré (Citroën e Peugeot)/Multi (Fiat) por R$ 217.990, com garantia de três anos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot Expert e Citroën Jumpy trocaram motor 1.6 por 1.5 turbodiesel
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Além de Fiorino e Partner: relação entre Fiat e PSA é bem mais antiga
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Peugeot Expert ganha versão elétrica com 300 km de autonomia
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Peugeot lança Expert e anuncia programa de pós-vendas para empresas