Somente nos primeiros 7 meses de 2024, a indústria de motocicletas brasileira já superou o marco de 1 milhão de unidades produzidas. Os dados são da Abraciclo, associação que reúne as principais fabricantes de motos instalada no Brasil, sendo que sua maioria está instalada no Polo Industrial de Manaus - PIM.
De janeiro a julho, 1.015.201 unidades saíram das linhas de montagem, alta de 14,4% na comparação com o mesmo período de 2023. Segundo dados da associação esse volume representa o melhor desempenho para o período desde 2012.
Honda - Fábrica em Manaus
No sétimo mês do ano, foram fabricadas 147.125 motocicletas, alta de 19,7% na comparação com julho de 2023 e de 38,4% em relação a junho. De acordo com levantamento da associação, esse foi o melhor resultado para o mês de julho em 14 anos.
“A indústria de duas rodas de Manaus segue cumprindo seus planos de produção, por isso os números positivos nesses primeiros sete meses do ano. Porém, a expectativa de estiagem na região amazônica para os próximos meses do ano exige atenção” destaca Marcos Bento, presidente da Abraciclo.
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Para manter esse ritmo nos próximos meses, Bento explica que o segmento tomou medidas para minimizar possíveis impactos. “Todas as fabricantes desenvolveram planos de contingência para cumprir o planejamento dos volumes de produção e seguir com o abastecimento do mercado”.
Vendas no Varejo
De janeiro a julho, foram licenciadas 1.090.088 motocicletas, alta de 20,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse foi o melhor resultado atingido desde 2008 e representa o segundo melhor desempenho na história do segmento. As três categorias mais emplacadas foram Street (48,4% de participação no mercado), Trail (18%) e Motoneta, onde se enquadram a Honda Biz e similares (17,4%).
Em julho, foram vendidas 156.930 motocicletas. O volume foi 27,5% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado e 5,4% menor em relação a junho. Foi, também, o melhor resultado para o mês desde 2011. As três primeiras posições no ranking mensal de licenciamentos foram mantidas: Street (47,7%), Trail (18,3%) e Motoneta (15,8%).
A média diária de vendas em julho, que teve 23 dias úteis, foi de 6.823 unidades. As motocicletas de baixa cilindrada foram as mais licenciadas, com 79% de participação do mercado. Na sequência, vieram os modelos de média cilindrada (17,6% de participação) e de alta cilindrada (3,5%).
EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS |
||||||||
|
JULHO/23 |
JUNHO/24 |
JULHO/24 |
|
|
|||
CATEGORIA |
A |
PARTICIPAÇÃO |
B |
PARTICIPAÇÃO |
C |
PARTICIPAÇÃO |
C/A |
C/B |
Street |
63.964 |
52,0% |
81.355 |
49,0% |
74.886 |
47,7% |
17,1% |
-8,0% |
Trail |
23.184 |
18,8% |
30.919 |
18,6% |
28.715 |
18,3% |
23,9% |
-7,1% |
Motoneta |
14.929 |
12,1% |
27.400 |
16,5% |
24.852 |
15,8% |
66,5% |
-9,3% |
Scooter |
11.884 |
9,7% |
12.919 |
7,8% |
13.527 |
8,6% |
13,8% |
4,7% |
Naked |
2.856 |
2,3% |
4.922 |
3,0% |
5.769 |
3,7% |
102,0% |
17,2% |
Big Trail |
2.133 |
1,7% |
2.483 |
1,5% |
2.569 |
1,6% |
20,4% |
3,5% |
Ciclomotor |
2.464 |
2,0% |
3.061 |
1,8% |
3.790 |
2,4% |
53,8% |
23,8% |
Custom |
872 |
0,7% |
1.327 |
0,8% |
1.413 |
0,9% |
62,0% |
6,5% |
Sport |
550 |
0,4% |
1.270 |
0,8% |
1.135 |
0,7% |
106,4% |
-10,6% |
Triciclo |
159 |
0,1% |
119 |
0,1% |
148 |
0,1% |
-6,9% |
24,4% |
Touring |
90 |
0,1% |
102 |
0,1% |
126 |
0,1% |
40,0% |
23,5% |
Quadriciclo |
0 |
0,0% |
0 |
0,0% |
0 |
0,0% |
- |
- |
TOTAL |
123.085 |
- |
165.877 |
- |
156.930 |
- |
27,5% |
-5,4% |
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