No ano passado, a Toyota entrou em conflito com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) do Japão devido a irregularidades encontradas em seu processo de certificação de veículos. Em resumo, alguns dos processos da Toyota para certificação de novos veículos não estavam alinhados com os procedimentos oficiais exigidos pelo Japão.

Tudo isso veio à tona em 2023, quando se descobriu que alguns modelos da Daihatsu foram modificados para obter artificialmente melhores resultados nos testes. Agora, a Toyota apresentou um relatório abrangente sobre como planeja corrigir o problema. Sem se aprofundar muito no esboço de três partes da empresa, o diretor de tecnologia e o diretor de qualidade global da Toyota dividirão as funções como as pessoas responsáveis por manter as coisas nos trilhos.

Toyota Yaris Cross Adventure

Especificamente, o chefe de tecnologia tomará as decisões durante o desenvolvimento do veículo. O chefe de qualidade terá a palavra final para a certificação. As linhas de comunicação serão abertas em todos os níveis para que haja um melhor entendimento do que precisa acontecer. Como uma segunda linha de defesa, o Supervisor Jurídico auditará os processos e se reportará ao Diretor de Riscos. Esse é um breve resumo do plano, que inclui uma infinidade de novas regras, novos métodos e responsabilidade adicional em todo o processo de certificação.

Em uma declaração, a Toyota reconheceu as falhas da gerência em vários níveis e se comprometeu a fazer melhor.

"Com as sugestões do MLIT, a Toyota reconheceu que a gerência não estava suficientemente envolvida nas operações de certificação e que havia muitas áreas para melhoria na base de suas operações de certificação, como o sistema de gerenciamento de dados e o estabelecimento de regras e procedimentos mais claros.

A Toyota revisará os mecanismos e sistemas projetados para implementar operações de certificação adequadas, perceberá algo anormal e tomará medidas prontamente por meio do esforço conjunto entre a gerência e as pessoas no local."

O que começou como irregularidades com a Daihatsu - uma marca do Grupo Toyota - acabouse espalhando para modelos populares no Japão, como o Yaris Cross, o Corolla Axio e o Corolla Fielder. Como resultado, a produção foi interrompida no início deste ano; as coisas devem voltar ao normal em setembro.

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