A Renault, única montadora na região a ter uma fábrica 4.0 certificada pelo World Economic Fórum, acelera o desenvolvimento de seu inédito  SUV graças ao uso de tecnologia de ponta.Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira em São Paulo, Ricardo Gondo, Presidente da Renault do Brasil, afirmou que o desenvolvimento do novo SUV de porte médio está avançado rápido.

Neste momento, com uso da digitalização, a montadora já possui a modelagem dos componentes e peças e já trabalha junto aos fornecedores. Os primeiros protótipos físicos estarão prontos em breve para os testes de rodagem.

Renault Aurora - Teaser

“O uso da tecnologia nos permitir reduzir o tempo de desenvolvimento de um novo de 3 para 2 anos”. No Brasil, a Renault utiliza massivamente a tecnologia também para treinamento dos colaboradores na fábrica e rede, o que também contribui no processo como um todo.

“O novo SUV de porte médio, que será produzido sobre a nova plataforma modular do Grupo Renault (RGMP), é fruto de um investimento de R$ 2.1 bilhões, o qual é parte dos R$ 5 bilhões anunciados para o Brasil pela Renault. A primeira industrialização deste novo SUV será no Brasil, com todo o desenvolvimento de engenharia feito no Brasil”, afirmou Gondo.

Renault Rafale 2024

Rafale, vendido na Europa, poderá servir de inspiração visual para o novo SUV brasileiro 

Durante a coletiva, o executivo também falou sobre a futura chegada da tecnologia híbrida no país, mas sem revelar detalhes de quais é quando. “Estamos trabalhando em conjunto com Horse, que produz motores térmicos e híbridos, e nós vamos ter sim conjunto híbrido fabricado no Brasil”.

Mesmo após ter sido impacta por uma greve, a Renault mantém seu planejamento de lançamentos inalterado para o mercado brasileiro. O novo SUV médio será lançado no ano que vem e rivalizará com modelos como Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com