A Neta Auto acaba de confirmar que iniciará operações no Brasil com a oferta três veículos elétricos. Mais recente fabricante chinesa a anunciar chegada ao país, a empresa está de olho no avanço do segmento de carros eletrificados: terá 30 lojas até o final do ano para vender os modelos Neta Aya, Neta X e Neta GT. O desembarque no Brasil faz parte de ambicioso projeto de internacionalização, aos moldes do que já foi feito por outras chinesas como BYD, GWM e Zeekr.
Começando pelo Aya, o modelo foi originalmente lançado na China em 2020 e reestilizado em 2023. Ao todo, mede 4.070 mm de comprimento, 1.690 mm de largura e 1.540 mm de altura, mas tem apenas 2.420 mm de entre-eixos. O porta-malas leva 355 litros. A variante destinada ao Brasil virá com motor elétrico de 95 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos. A bateria de 40 kWh garante 263 km de autonomia pelo Inmetro.
A linha do Aya no Brasil será composta pelas versões Comfort por R$ 124.900 e Luxury por R$ 134.900. O modelo mais caro terá pacote completo de recursos de assistência à condução, incluindo piloto automático adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, alerta de permanência em faixa, alerta de mudança de faixa e alerta de farol alto. A paleta de cores terá as opções bege, azul, cinza e branco, com interior revestido em branco, preto ou azul/branco.
A Neta divulga carregamento AC de 6 a 8 hora para 100% de carga e DC em até 30 minutos para ir de 30% para 80%. As vendas serão iniciadas em setembro e os compradores terão Wallbox de 7 kW grátis.
Por sua vez, o Neta X tem projeto mais moderno e visual com elementos mais atraentes. Bem maior que o Aya, possui 4.530 mm de comprimento, 1.866 m de largura, 1.626 mm de altura e 2.771 m de entre-eixos. O interior tem pequeno cluster digital logo à frente do motorista, mas conta com generosa tela multimídia no centro do painel. Destaque ainda para a variedade de materiais na composição do acabamento, console central elevado e volante com comandos touch. O porta-malas acomoda 508 litros.
Para o Brasil, o Neta X terá motor elétrico com 163 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. A variante 400 tem bateria de 52,5 kWh e promete autonomia de 258 km no padrão do Inmetro. Já a configuração 500 tem bateria de 64,1 kWh e entrega 317 km de alcance. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. A versão 400 tem preço sugerido de R$ 194.900, a 500 sai por R$ 204.900 e a topo de linha 500 Luxury custa R$ 214.900. Assim como o Aya, as vendas serão iniciadas em setembro com Wallbox de 7 kW grátis.
Por fim, o cupê Neta GT chegará ao Brasil para atuar em segmento bastante carente de opções. À venda na China desde 2023, mede 4.715 mm de comprimento, 1.979 mm de largura, 1.415 mm de altura e 2.770 mm de entre-eixos. A gama do esportivo tem duas versões: tração traseira com 231 cv e tração AWD com 394 cv. Dados de fábrica indicam aceleração 0 a 100 km/h em 3,7 segundos na variante mais potente. A autonomia chega até 580 km.
Segundo a Neta, o GT ainda está sendo homologado e não estará à venda em setembro, como os demais. De todo modo, está confirmado e chegará às lojas até 2025. Versões e preços serão confirmados posteriormente.
A Neta iniciará as vendas em setembro, mas adianta que peças de reposição já devem começar a chegar ao Brasil neste mês. O centro de distribuição fica em São Bernardo do Campo (SP) e terá estoque inicial de 75.000 componentes. A rede terá 30 concessionárias em 2024 e promete chegar a 70 lojas em 2025. As revisões serão realizadas a cada 20.000 km e as 5 primeiras serão gratuitas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões