Após recuar em maio, o mercado europeu registrou 1.310.989 veículos novos em junho. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente (incluindo, além dos 26 países da União Europeia, Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça), o resultado representou uma evolução de 3,6% frente ao mesmo período do ano passado.
Deste total, 14,4% foram de modelos 100% elétricos – vale ressaltar, no ano passado foram 15,1%, segundo a ACEA – contra quase 50% de modelos movidos a gasolina ou diesel. Dos cinco maiores mercados (Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha), apenas o país-sede das Olimpíadas perdeu fôlego (-4,8%). No acumulado do 1º semestre (6.879.438), houve um incremento de 4,4%.
Por montadoras, a Volkswagen (143.651) se manteve líder com os mesmos 11% de market share de 2023. Com a maior evolução no top 10 (+15%), a Toyota (86.623) foi a vice. Audi (64.917) e Peugeot (57.023) foram as únicas entre as líderes com quedas no período. Em situação oposta, a Volvo (34.607) comemorou um crescimento de mais de 30%.
POS. |
MARCA |
JUN.24 |
% MERCADO 2024 |
JUN.23 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLKSWAGEN |
143.651 |
11,0% |
138.574 |
11,0% |
3,7% |
2º |
TOYOTA |
86.623 |
6,6% |
75.237 |
5,9% |
15,1% |
3º |
RENAULT |
81.823 |
6,2% |
76.834 |
6,1% |
6,5% |
4º |
BMW |
70.499 |
5,4% |
66.396 |
5,2% |
6,2% |
5º |
SKODA |
68.972 |
5,3% |
62.259 |
4,9% |
10,8% |
6º |
AUDI |
64.917 |
5,0% |
72.369 |
5,7% |
-10,3% |
7º |
MERCEDES-BENZ |
61.493 |
4,7% |
60.966 |
4,8% |
0,9% |
8º |
DACIA |
60.395 |
4,6% |
55.594 |
4,4% |
8,6% |
9º |
PEUGEOT |
57.023 |
4,3% |
64.117 |
5,1% |
-11,1% |
10º |
HYUNDAI |
53.127 |
4,1% |
51.930 |
4,1% |
2,3% |
11º |
KIA |
48.951 |
3,7% |
54.611 |
4,3% |
-10,4% |
12º |
TESLA |
45.141 |
3,4% |
48.639 |
3,8% |
-7,2% |
13º |
CITROËN |
43.148 |
3,3% |
35.169 |
2,8% |
22,7% |
14º |
OPEL/VAUXHALL |
43.039 |
3,3% |
47.088 |
3,7% |
-8,6% |
15º |
FORD |
38.326 |
2,9% |
50.867 |
4,0% |
-24,7% |
16º |
FIAT |
38.087 |
2,9% |
35.138 |
2,8% |
8,4% |
17º |
VOLVO |
34.607 |
2,6% |
26.251 |
2,1% |
31,8% |
18º |
SAIC MOTOR |
31.482 |
2,4% |
25.584 |
2,0% |
23,1% |
19º |
NISSAN |
29.875 |
2,3% |
26.865 |
2,1% |
11,2% |
20º |
SEAT |
26.738 |
2,0% |
24.164 |
1,9% |
10,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.310.989 |
... |
1.265.133 |
... |
3,6% |
|
ACUMULADO |
6.879.438 |
... |
6.589.174 |
... |
4,4% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
No ranking de modelos, destaque para o grupo Renault emplacando quatro modelos entre os dez primeiros. A posição de honra coube ao Dacia Sandero (26.658) – que encerrou o 1º semestre na liderança geral -, com o Renault Clio (23.495) logo em seguida. Nº 1 na Alemanha, o VW T-Roc (22.227) completou o pódio depois de ter sido o mais vendido no continente em maio.
Preferido dos europeus há um ano, o Tesla Model Y (22.114), embora subindo 14 posições nas últimas semanas, registrou quase 33% de queda nas vendas. Fechando o top 5, o VW Golf (21.091) garantiu a vice-liderança nos seis primeiros meses. Reforçando o bom momento da Dacia, o Duster (19.854) foi o 6º colocado. Destaque para os mais de 40% de crescimento do Citroën C3 (17.567), 10º.
POS. |
MODELO |
JUN.24 |
% MERCADO 2024 |
JUN.23 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
DACIA SANDERO |
26.658 |
2,0% |
22.788 |
1,8% |
17,0% |
2º |
RENAULT CLIO |
23.495 |
1,8% |
22.327 |
1,8% |
5,2% |
3º |
VW T-ROC |
22.227 |
1,7% |
21.378 |
1,7% |
4,0% |
4º |
TESLA MODEL Y |
22.114 |
1,7% |
32.768 |
2,6% |
-32,5% |
5º |
VW GOLF |
21.091 |
1,6% |
17.003 |
1,3% |
24,0% |
6º |
DACIA DUSTER |
19.854 |
1,5% |
15.429 |
1,2% |
28,7% |
7º |
TESLA MODEL 3 |
19.544 |
1,5% |
13.962 |
1,1% |
40,0% |
8º |
TOYOTA YARIS CROSS |
18.553 |
1,4% |
15.568 |
1,2% |
19,2% |
9º |
RENAULT CAPTUR |
18.075 |
1,4% |
17.200 |
1,4% |
5,1% |
10º |
CITROËN C3 |
17.567 |
1,3% |
12.269 |
1,0% |
43,2% |
11º |
SKODA OCTAVIA |
17.303 |
1,3% |
16.154 |
1,3% |
7,1% |
12º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
17.261 |
1,3% |
17.141 |
1,4% |
0,7% |
13º |
PEUGEOT 2008 |
16.995 |
1,3% |
16.366 |
1,3% |
3,8% |
14º |
TOYOTA YARIS |
16.605 |
1,3% |
16.501 |
1,3% |
0,6% |
15º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
16.389 |
1,3% |
18.315 |
1,4% |
-10,5% |
16º |
PEUGEOT 208 |
15.453 |
1,2% |
19.260 |
1,5% |
-19,8% |
17º |
FIAT 500 |
15.410 |
1,2% |
16.357 |
1,3% |
-5,8% |
18º |
KIA SPORTAGE |
15.233 |
1,2% |
14.161 |
1,1% |
7,6% |
19º |
VW POLO |
15.078 |
1,2% |
14.799 |
1,2% |
1,9% |
20º |
HYUNDAI TUCSON |
14.295 |
1,1% |
15.839 |
1,3% |
-9,7% |
21º |
NISSAN QASHQAI |
13.475 |
1,0% |
12.918 |
1,0% |
4,3% |
22º |
FIAT PANDA |
13.110 |
1,0% |
9.346 |
0,7% |
40,3% |
23º |
VW T-CROSS |
12.696 |
1,0% |
9.333 |
0,7% |
36,0% |
24º |
CUPRA FORMENTOR |
12.544 |
1,0% |
10.010 |
0,8% |
25,3% |
25º |
SEAT / CUPRA LEON |
11.982 |
0,9% |
7.151 |
0,6% |
67,6% |
26º |
FORD PUMA |
11.792 |
0,9% |
16.522 |
1,3% |
-28,6% |
27º |
AUDI A3 |
11.520 |
0,9% |
12.237 |
1,0% |
-5,9% |
28º |
TOYOTA C-HR |
11.515 |
0,9% |
7.912 |
0,6% |
45,5% |
29º |
TOYOTA COROLLA |
11.238 |
0,9% |
11.997 |
0,9% |
-6,3% |
30º |
TOYOTA AYGO |
10.984 |
0,8% |
8.160 |
0,6% |
34,6% |
31º |
FORD KUGA |
10.916 |
0,8% |
11.702 |
0,9% |
-6,7% |
32º |
MG ZS |
10.652 |
0,8% |
10.390 |
0,8% |
2,5% |
33º |
BMW SÉRIE 1 |
10.512 |
0,8% |
8.494 |
0,7% |
23,8% |
34º |
SEAT IBIZA |
10.065 |
0,8% |
6.188 |
0,5% |
62,7% |
35º |
VW ID.3 |
9.797 |
0,7% |
6.438 |
0,5% |
52,2% |
36º |
SEAT ARONA |
9.705 |
0,7% |
7.244 |
0,6% |
34,0% |
37º |
SKODA FABIA |
9.687 |
0,7% |
6.575 |
0,5% |
47,3% |
38º |
PEUGEOT 3008 |
9.573 |
0,7% |
8.852 |
0,7% |
8,1% |
39º |
SKODA KAMIQ |
9.549 |
0,7% |
6.942 |
0,5% |
37,6% |
40º |
MG 4 |
9.463 |
0,7% |
7.600 |
0,6% |
24,5% |
41º |
HYUNDAI KONA |
9.393 |
0,7% |
9.832 |
0,8% |
-4,5% |
42º |
BMW X1 |
9.317 |
0,7% |
8.396 |
0,7% |
11,0% |
43º |
VW TAIGO |
8.912 |
0,7% |
8.356 |
0,7% |
6,7% |
44º |
SKODA KODIAQ |
8.729 |
0,7% |
7.516 |
0,6% |
16,1% |
45º |
FORD FOCUS |
8.668 |
0,7% |
9.655 |
0,8% |
-10,2% |
46º |
PEUGEOT 308 |
8.655 |
0,7% |
9.888 |
0,8% |
-12,5% |
47º |
NISSAN JUKE |
8.640 |
0,7% |
7.763 |
0,6% |
11,3% |
48º |
DACIA JOGGER |
8.552 |
0,7% |
10.409 |
0,8% |
-17,8% |
49º |
BMW SÉRIE 3 |
8.511 |
0,6% |
7.094 |
0,6% |
20,0% |
50º |
RENAULT AUSTRAL |
8.156 |
0,6% |
9.143 |
0,7% |
-10,8% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas