Após alguns meses de antecipação, a Citroën revelou o Basalt na Índia. É o terceiro modelo da família C-Cubed, que já deu origem aos modelos C3 e C3 Aircross. Futuro nacional e que deve chegar ao mercado brasileiro ainda em 2024, o SUV cupê revelado por lá mostrou que a marca deve corrigir algumas das mancadas dos carros nacionais.
Na linha 2025, C3 e Aircross ganharam itens como chave canivete, sendo que antes era de haste fixa. Mas o Basalt, ao menos o indiano, trouxe mais melhorias. Entre elas, o SUV cupê reposicionou os comandos dos vidros elétricos traseiros para as portas. Nos carros brasileiros, ficam na porção traseira do console central entre os bancos dianteiros.
Outra novidade que o Basalt exibido na Índia apresentou são comandos do ar-condicionado com mostradores digitais. Ainda não está confirmado se a unidade ter ar-condicionado automático de fato ou apenas a exibição digital das informações. De qualquer forma, têm aparência melhor que os comandos mecânicos de C3 e C3 Aircross fabricados em Porto Real (RJ).
O restante da cabine é muito similar aos dos carros nacionais, com o Basalt compartilhando da mesma tela de 10,25" horizontal para a central multimídia. Da mesma forma, ao menos o carro apresentado na Índia, já estava equipado com o painel de instrumentos digital com tela de 7". O modelo ainda deve trazer de série 6 airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e monitor de pressão dos pneus.
Citroën revela o Basalt na Índia
A Citroën da Índia ainda não confirmou todas as configurações para o Basalt que comercializará por lá. Até o momento, a imprensa indiana trabalha com uma expectativa de que seus preços partam por lá de 1.100.000 rúpias indianas, o que daria cerca de R$ 75 mil reais na conversão direta da moeda na data de hoje (2/8).
Em termos de motorização aparece a maior diferença para os carros brasileiros. O Citroën Basalt indiano usará motores 1.2 a gasolina, turbo ou aspirado, com potências variando entre 82 cv e 110 cv. Outro elemento que o distancia dos modelos nacionais é que ambos podem ter câmbio manual. A caixa de 5 marchas é a única disponibilizada para o motor aspirado, enquanto o turbo tem 6 velocidades e opção de câmbio automático com o mesmo número de relações.
Citroën revela o Basalt na Índia
O SUV-cupê irá compartilhar muito mais peças com o C3 Aircross do que com o hatch C3, e será o modelo mais caro dos três. É feito com a mesma plataforma CMP, o que permitirá que use os mesmos motores e componentes. A marca ainda não confirmou uma data para o seu lançamento por aqui, mas deve ocorrer antes do final deste ano.
Na comparação com o conceito revelado em março, a versão de produção se diferencia pela peça plástica nas caixas de rodas, que perdeu o acabamento em preto brilhante e as rodas são menores, aparentemente de 17 polegadas, ainda de liga leve e diamantadas. Manteve os faróis de LED com projetor, mas a traseira está com lâmpadas halógenas, ao invés dos LEDs como no conceito.
Para o mercado brasileiro, o Citroën Basalt deve chegar às lojas somente com o motor 1.0 turbo de até 130 cv de potência a 5.750 rpm e 20,4 kgfm de torque a 1.700 rpm, quando abastecido com etanol. É o mesmo que equipa o C3 Aircross, disponível exclusivamente com uma transmissão automática do tipo CVT e 7 marchas simuladas.
Fonte: Autocar
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