Debatida como rumor no início da semana, a entrada da Mitsubishi na 'aliança elétrica' já formada por Honda e Nissan acaba de ser oficialmente anunciada. Takao Kato, CEO da Mitsubishi, assinou nesta quinta-feira (1º) memorando de entendimento e confirmou que a empresa trabalhará em conjunto com as parceiras no desenvolvimento de plataformas de software e componentes para veículos elétricos. 

"As discussões entre a Nissan e a Honda sobre uma possível parceria progrediram, e decidimos participar dessa estrutura. A colaboração com parceiros é essencial na indústria automotiva de hoje, que está passando por rápidas mudanças devido a inovações tecnológicas como eletrificação e inteligência. Acreditamos que podemos descobrir novas possibilidades em uma variedade de campos por meio da colaboração entre as três empresas", disse.

Mitsubishi L200 Triton 2024

O trabalho conjunto das três empresas deverá reduzir custos com pesquisa e acelerar o desenvolvimento de novos projetos, permitindo que o trio possa enfrentar com maior nível de competitividade a crescente concorrência chinesa. Entre as prioridades da aliança, destaque para o setor de veículos definidos por software (SDVs). A tecnologia é considerada a próxima evolução da indústria automotiva e permite gerenciar operações, adicionar funcionalidades e habilitar novos recursos nos veículos por meio de software

Além disso, a cooperação incluirá projetos conjuntos nas áreas de baterias, compartilhamento de motores, tecnologia de direção autônoma, conectividade e inteligência artificial.

Nissan Ariya

Antes da entrada da Mitsubishi, Nissan e Honda já haviam concordado em compartilhar modelos e completar as linhas uma da outra, tanto com carros de combustão quanto com EVs. Resta saber se a novata também será incluída especificamente nessa estratégia. Não custa lembrar, a Nissan é atualmente dona de 34% da Mitsubishi.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com