Oficial: Stellantis não quer vender a Maserati
O grupo nega rumores e confirma o papel da marca como sua divisão de luxo
O Stellantis "não tem intenção de vender a marca Trident, assim como não tem intenção de agregar a Maserati a outros grupos de luxo italianos". Com essas palavras, a empresa liderada pelo CEO Carlos Tavares nega os rumores recentes de que existe a intenção de vender a Maserati ou colocá-la novamente sob o controle da Ferrari.
A nota oficial também afirma que há um "compromisso incondicional com o futuro brilhante da Maserati como a única marca de luxo das 14 marcas Stellantis".
Uma fase delicada
A hipótese de que a Stellantis queria vender a Maserati surgiu, lembramos, após as palavras proferidas pela diretora financeira, Natalie Knight, durante a apresentação dos resultados do primeiro semestre de 2024 da Stellantis: "Pode haver uma avaliação no futuro sobre qual é o melhor lar para a Maserati".
O esclarecimento sobre o compromisso da Stellantis de "criar o máximo de valor possível para a marca" não foi suficiente para afastar os rumores de uma possível venda, uma vez que a empresa não teve um bom início em 2024 (os lucros caíram pela metade) e que apenas o desempenho ruim da Maserati foi citado (as vendas caíram de 15.300 unidades no primeiro semestre de 2023 para 6.500 unidades em 2024).
Agora, a empresa especifica que a Maserati está em uma fase de transição para a eletrificação com o programa Folgore BEV, que será complementado por versões com motor a combustão para o Granturismo e variantes híbridas para o Grecale, enquanto os sucessores do Quattroporte e do Levante estão em preparação.
Mesmo a hipótese de um retorno sob a asa da Ferrari não encontra "nenhum tipo de correspondência no contexto da estratégia da Maserati dentro do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030". Para Stellantis, a Maserati representa o "luxo" e continuará a se concentrar nos "desejos de seus clientes".
Em seguida, Stellantis aproveitou a oportunidade para reiterar "seu compromisso com seu extenso portfólio de 14 marcas icônicas" e lembrar que "cada uma delas tem um horizonte de 10 anos para construir um negócio rentável e sustentável".
A nota oficial
Abaixo está a nota que a Stellantis enviou à imprensa internacional:
O Stellantis não tem intenção de vender a marca Trident, assim como não tem intenção de agregar a Maserati a outros grupos de luxo italianos.
O Stellantis reitera seu compromisso incondicional com o futuro brilhante da Maserati como a única marca de luxo das 14 marcas do Stellantis. A Maserati está em uma fase de transição para a eletrificação com o programa Folgore BEV: hoje o Trident oferece o GranTurismo e o GranCabrio nas versões ICE e BEV, o Grecale nas versões ICE, mild hybrid e BEV, enquanto confirmamos que os sucessores do Quattroporte e do Levante também estão em preparação.
As declarações feitas a esse respeito não se encaixam no contexto da estratégia da Maserati dentro do plano estratégico de longo prazo 'Dare Forward 2030'.
A missão da Maserati é escrever o futuro da mobilidade por meio do melhor desempenho no segmento de luxo, com foco nos desejos de seus clientes. Para atingir seus objetivos, a marca tem como alvo um público altamente específico. Por esse motivo, a Maserati está implementando uma série de iniciativas para expandir sua presença no mercado global, fortalecer sua imagem de marca e destacar a exclusividade de seus produtos. A Maserati está enfrentando um grande desafio e deve permanecer focada em seus objetivos nos próximos meses.
A Stellantis reafirma seu compromisso com seu extenso portfólio de 14 marcas icônicas e lembra que cada uma delas tem um horizonte de 10 anos para construir um negócio rentável e sustentável, ao mesmo tempo em que reconhece que a volatilidade do mercado e situações temporárias podem causar flutuações.
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