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Novo Renault Duster já está no Brasil: veja o que sabemos

Nova geração do SUV já foi revelada na Europa, mas como o modelo atual recebeu alterações recentemente, pode demorar a ser lançado

Novo Renault Duster é flagrado no Brasil
Foto de: Instagram

A Renault está em uma jornada onde pretende produzir veículos com maior rentabilidade no mercado brasileiro. Entre 2021 e 2025, a marca anunciou investimentos de mais de R$ 5 bilhões para atualizar sua fábrica de São José dos Pinhais (PR) nesse sentido. Após o lançamento do Kardian, a marca mencionou que lançaria 3 SUVs do segmento C, ou seja: médios.

Agora, o perfil de João Del Arco no Instagram publicou um flagra do novo Renault Duster no Brasil. O protótipo estava em um veículo de transporte junto à uma unidade do Kardian. Mesmo com a camuflagem, não restaram muitas dúvidas de que se trata da nova geração do modelo, que está à venda há alguns meses na Europa, seja com a marca original Dacia, ou com os emblemas da própria Renault em alguns mercados.

 

Galeria: Dacia Bigster 2025 - Projeção do Motor1.com

É o Duster mesmo?

Antes de começar a falar do destino do Duster no Brasil, é preciso comentar que o carro flagrado pode ser outra coisa. A Renault aplicou mais uma série de modificações no SUV atual logo no começo do ano. Pela lógica, as alterações para este modelo pode levar mais tempo para chegar.

Por outro lado, a nova geração do Duster, utiliza a nova plataforma CMF-B na Europa, uma das mais recentes dentro da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e já capaz de eletrificação. Não só isso: é modular e permite uma utilização entre diversos modelos com os mais variados tamanhos.

Tanto que, ao menos para a Europa, está programado para o final de 2024 o lançamento do Dacia - ou Renault - Bigster, que é literalmente um Duster esticado. O novo SUV do segmento C, antecipado por um conceito em 2021, já está sendo testado nas estradas, como confirmam as recentes fotos dos protótipos em testes. 

Galeria: Novo Renault Duster é flagrado no Brasil

As diferenças de estilo em comparação com o conceito Bigster de três anos atrás e seu irmão menor Duster são mínimas. Uma das poucas diferenças é o balanço traseiro maior que aumenta o comprimento total de 4,34 metros do Duster para 4,60 metros do Bigster. O porta-malas do modelo maior pode superar 500 litros, contra 472 litros do Duster de nova geração. No entanto, precisaremos esperar o lançamento oficial para confirmar este número. Uma versão de 7 lugares do Bigster ainda não foi totalmente descartada.

Hoje, o modelo mais comprido em produção com a plataforma CMF-B é o Renault Arkana europeu, com 4,56 m. Nas medidas, o novo Duster tem 4.343 mm de comprimento, 1.810 mm de largura, 1.656 mm de altura e 2.657 mm de entre-eixos. No porta-malas, é possível levar até 472 litros.

Renault Duster E-Tech Hybrid
Foto de: Renault Communication

Renault Duster E-Tech Hybrid

Sendo modular, o Duster flagrado no Brasil pode estar sendo utilizado somente como uma base de testes para os componentes da arquitetura de deve entrar em produção no Brasil nos próximos anos, ou até mesmo como "mula" de testes para a chegada do Bigster.

Eletrificação é uma das novidades

Na Europa, o Dacia ou Renault Duster já é um modelo eletrificado. Conta com um conjunto  do tipo E-Tech. Ele é formado por um motor 1.6 de quatro-cilindros a gasolina com propulsor elétrico associado. A opção intermediária da linha é o 1.2 TCe turbo a gasolina com 130 cv e sistema híbrido-leve de 48 volts (neste caso com tração 4x4). Já nas versões de entrada, marca presença o propulsor 1.0 TCe de três-cilindros e 100 cv abastecido tanto com gasolina quanto com propano.

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