A Volkswagen também terá em breve um modelo ultracompacto elétrico. Com o possível nome de ID.1, será o herdeiro indireto do Up!, o pequeno carro de Wolfsburg que foi recentemente retirado do mercado após 12 anos de carreira.
Espera-se que o novo compacto elétrico mais barato da Volkswagen chegue às concessionárias por volta de 2027 e seja o primeiro de uma série de modelos compactos do Grupo Volkswagen. Será a resposta da marca para encarar o Dolphi Mini nos principais mercados que atua.
Com base nas primeiras informações e declarações oficiais da Volkswagen, tentamos imaginar como seria o ID.1 em nossa projeção.
Como admitido no passado por Kai Grünitz, diretor técnico para o desenvolvimento do novo modelo, esse Volkswagen assumirá alguns elementos de design e características estéticas. De acordo com o executivo, o ID.1 "manterá a funcionalidade típica de um Volkswagen", enquanto terá um preço de tabela de cerca de 20.000 euros na Europa (R$ 122.432,00 em conversão direta).
Volkswagen ID.1 (2027), a prestação do Motor1.com
Espera-se que o pequeno elétrico seja construído em uma plataforma totalmente nova, diferente da MEB na qual o ID.2 maior será baseado. Muito provavelmente, para manter os custos de produção baixos, a arquitetura não incluirá nenhum sistema avançado de assistência ao motorista. E é igualmente provável que o interior se concentre mais na versatilidade do que na tecnologia.
É possível que, em vez do sistema de infoentretenimento, haja uma estação para conectar seu smartphone e usá-lo para navegação e funções multimídia, assim como no Up!.
Quanto ao trem de força, ainda é muito cedo para falar sobre especificações precisas. No mais, esperamos baterias bastante compactas (cerca de 40 kWh de capacidade), para uma autonomia de cerca de 250-300 km, sendo um carro projetado principalmente para dirigir na cidade.
Volkswagen ID.1 (2027), a renderização do Motor1.com. Detalhe do pavilhão
Considerando os preços de tabela bastante baixos, a Volkswagen não espera grandes lucros com o modelo. Mais do que qualquer outra coisa, o ID.1 deve ser uma espécie de cartão de visitas da marca para os clientes mais jovens, com o objetivo de fideliza-los ao longo do tempo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos