Falta pouco para a Citroën apresentar o próximo carro nacional da marca, o SUV-cupê Basalt. Adiantado na forma de um conceito praticamente pronto para produção, o modelo agora aparece em novas imagens divulgadas na Índia, mostrando que irá manter praticamente todo o visual visto anteriormente, com algumas poucas mudanças bem pontuais. A apresentação completa acontecerá no dia 2 de agosto, chegando primeiro ao mercado indiano, enquanto a estreia no Brasil é esperada para setembro.
O Citroën Basalt será o terceiro carro do projeto C-Cubed, dando origem a uma linha de veículos desenvolvidos para países emergentes e com desenvolvimento conjunto na Índia e Brasil. O SUV-cupê irá compartilhar muito mais peças com o C3 Aircross do que com o hatch C3, e será o modelo mais caro dos três. É feito com a mesma plataforma CMP, o que permitirá que use os mesmos motores e componentes.
Como vimos no protótipo, o Basalt terá uma mistura do design do C3 e do C3 Aircross na parte dianteira, com o mesmo esquema de faróis duplos formando um X, colocando a iluminação diurna em LED na parte superior e as luzes principais logo abaixo. Terá duas grades hexagonais na horizontal, uma delas posicionada no para-choque e com os faróis de neblina redondos logo ao lado. A peça em volta do logo da Citroën é totalmente fechada.
Passando para a traseira, podemos ver que as portas dianteiras são as mesmas e até mesmo o vínco na parte inferior é repetido do Aircross. Já a porta traseira é nova, por conta do caimento do teto. Ganhou uma pequena linha depois da janela da porta traseira, outro elemento que pode ser apenas para o conceito. Já a traseira tem lanternas no mesmo formato que a minivan, porém mais finos e longos. A luz de seta foi reposicionada, agora sendo uma linha na parte inferior do conjunto. A linha do teto desce bem rapidamente, por conta do tamanho do carro, e termina em um pequeno spoiler.
Na versão final do carro, a diferença é que a peça plástica nas caixas de rodas perdeu o acabamento em preto brilhante e as rodas são menores, aparentemente de 17 polegadas, ainda de liga leve e diamantadas. Manteve os faróis de LED com projetor, mas a traseira está com lâmpadas halógenas, ao invés dos LEDs como no conceito.
Outras imagens divulgadas anteriormente adiantam que o carro terá central multimídia de 10,2 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital, ar-condicionado automático e um novo apoio de braço central com porta-objetos. Como será posicionado acima do C3 Aircross, podemos esperar por uma lista de equipamentos mais completa do que o carro de 7 lugares.
Para o mercado brasileiro, o Citroën Basalt deve chegar às lojas somente com o motor 1.0 turbo de 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm a 1.700 rpm que equipa o C3 Aircross, disponível exclusivamente com uma transmissão automática do tipo CVT e 7 marchas simuladas. Para a Índia, o SUV-cupê receberá o 1.2 turbo de 110 cv e ainda contará com uma versão elétrica – como aconteceu com o C3 e C3 Aircross.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade