A Citroën realiza na Índia os últimos testes de rodagem com protótipos do SUV-cupê Basalt antes da apresentação oficial em agosto. Nos flagras mais recentes, o modelo aparece praticamente sem camuflagem e confirma visual final fiel às linhas antecipadas pelo conceito Vision. O leque de versões será variado e, conforme revelam as fotos, composto até por configurações básicas equipadas com calotas (as mesmas do C3 Aircross Feel).

Em termos de porte, especula-se que o Basalt terá algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros (mesma medida do Aircross). Além do caimento característico de SUVs com pegada cupê, a traseira terá lanternas de formato retangular com contornos irregulares nas laterais, leve saliência na tampa do porta-malas, moldura nas caixas-de-roda e coluna C com aplique plástico.

Citroën Basalt - Flagra na Índia
RushLane

Citroën Basalt na versão básica com calotas do Aircross Feel

Em termos de equipamentos, tudo indica que o cupê será lançado com pacote de recursos mais recheado e com itens hoje ausentes no C3 Aircross. É o caso de chave do tipo canivete, ar-condicionado digital, piloto automático, carregamento sem fio para celulares, faróis com iluminação em LED, botão de partida e acesso sem chave. O próprio Aircross deverá ganhar alguns destes itens em um segundo momento.

Citroën antecipa detalhes do Basalt na Índia
Citroën

Citroën antecipa detalhes do Basalt na Índia

Mecanicamente, o Basalt será equipado com o motor 1.0 turboflex de 130 cv amplamente usado dentro do grupo Stellantis. O propulsor já é adotado pelo irmão C3 Aircross e virá sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT, com tração dianteira. A plataforma CMP, de caráter modular, é a mesma de outros carros do conglomerado, como os Peugeot 208 e 2008. Outros mercados terão motores 1.6 aspirado e 1.2 turbo de 110 cv.

Stellantis - Porto Real (RJ)

Stellantis - Porto Real (RJ)

O Brasil e demais mercados da América Latina serão abastecidos pela fábrica de Porto Real (RJ), que já produz C3 e C3 Aircross. A unidade está recebendo R$ 3 bilhões em investimentos e passará a fabricar, além do Basalt, mais um modelo baseado na arquitetura CMP. Ao que tudo indica, será o Jeep Avenger hoje vendido principalmente na Europa.

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