Com seis anos de mercado, a geração atual do Toyota Corolla está caminhando para o seu fim e a fabricante já trabalha na nova versão do sedã. A estreia está programada para 2026 e com uma evolução do sistema híbrido, incluindo uma variante híbrida plug-in que tem a meta de entregar 2.100 km de autonomia, o que será uma forma de enfrentar os rivais chineses.
A revista japonesa Best Car publicou algumas informações de bastidores sobre a 13ª geração do Toyota Corolla. Como sempre, o sedã será acompanhado pela versão hatchback e perua, oferecida em diversos outros mercados (o Brasil só tem o hatch na versão esportiva GR Corolla). Ainda deve receber algumas variantes dentro da fabricante, como uma versão da Daihatsu para outros países.
A publicação fala que o design irá enfatizar “sua altura baixa”, trabalhando seu formato para que melhore a aerodinâmica e, assim, reduza o consumo de combustível. A revista acredita que o novo Prius será a inspiração visual para a nova identidade de design, adotando uma entrada de ar bem fina logo depois do capô e uma maior no para-choque.
O destaque está na motorização. A Best Car cita um 1.5 aspirado de quatro cilindros, entregando 130 cv e 15 kgfm, para as versões de entrada. Será usado também para o sistema híbrido completo (HEV), porém gerando 100 cv e 13 kgfm (ainda não se sabe qual será a potência do motor elétrico). Também existirá uma variante turbo de 180 cv e 23 kgfm, que praticamente substituirá o 2.5 aspirado que a Toyota usa em diversos carros híbridos como RAV4. E, pela primeira vez, o Corolla contará com um sistema PHEV, trazendo as lições aprendidas com o Prius Prime, que chega a fazer 200 km/l segundo o teste de consumo oficial na Europa.
A meta dos engenheiros é enfrentar os chineses em um ponto importante: eficiência energética. A BYD revelou recentemente a quinta geração de seu sistema híbrido plug-in e afirma ter alcançado uma eficiência de 46,06%, o que ajuda os carros a passar dos 2.000 km de autonomia. Enquanto isso, o motor atual da Toyota tem uma eficiência térmica de 41%, o que é uma grande diferença que a fabricante japonesa tentará eliminar.
Recentemente, a Toyota falou um pouco mais sobreo desenvolvimento desta nova linha de motores, que também terá um 2.0 turbo para substituir o 2.4 turbo atual. A fabricante disse que o propulsor será menor e com um curso de pistão mais curto, o que permitirá que os designers projetem os veículos com um capô mais baixo e melhorem a aerodinâmica. O 1.5 turbo seria 30% mais eficiente do que o 2.5 aspirado usado atualmente.
Caso o novo Toyota Corolla siga o cronograma e estreie no Japão em 2026, podemos esperar a 13ª geração por aqui para 2027, seguindo o ritmo normal da fabricante para renovar o sedã no Brasil. Como a fábrica de Indaiatuba (SP) será fechada, a empresa está movendo a produção do Corolla para Sorocaba (SP), onde também são feitos o Corolla Cross, os Yaris Hatch e Sedan e, em breve, o inédito Yaris Cross.
Projeção: Theottle
Fonte: Best Car
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