page ad skin

Cadillac Sollei: conceito mostra como seria conversível rival da Rolls-Royce

Apesar de adiantar o futuro de seus carros por encomenda, este modelo não será produzido em série

Cadillac Sollei Concept
Foto de: Cadillac

O Cadillac Celestiq sinalizou uma nova direção para a marca quando foi lançado há quase dois anos. O veículo elétrico sob medida, de produção limitada, ofereceu aos clientes opções de personalização quase ilimitadas - um novo caminho ousado para a marca de luxo. Mas o que vem a seguir para os carros comissionados da Cadillac? A fabricante quer repetir o sucesso com o novo conceito conversível Sollei.

O Sollei evoca lembranças do igualmente elegante Ciel, de 2011, que nunca chegou a ser produzido. O Sollei - uma combinação de SOL, para o sol, e LEIsure - é um novo design. Mas não é por acaso que ele se parece com o Celestiq, o primeiro carro novo da Cadillac construído à mão em mais de meio século. Os dois compartilham tudo à frente da coluna A e cabine e usam a mesma plataforma Ultium - usada também pela Chevrolet nos Blazer EV e Equinox EV.

Conceito Cadillac Sollei
Foto de: Cadillac

Todo o resto do design é exclusivo do Sollei, incluindo as portas de 1,5 metro de comprimento. Ele tem uma linha central da carroceria que desce pela lateral, conectando os faróis e as novas lanternas traseiras - elas se estendem pela traseira em um único elemento. O conceito não tem maçanetas convencionais e, em vez disso, tem botões finos colocados na auréola de alumínio que circunda a cabine, dando ao carro um design limpo e minimalista que deve sair do caminho dos detalhes mais finos do carro, diz Takahiko Suginoshita, o principal designer exterior do carro.

A Cadillac pintou o metal por dentro e por fora com um novo acabamento chamado "Aurora", em homenagem às Luzes do Norte e do Sul, incluindo a estrutura do para-brisa e a grade do radiador em tarugo maciço de alumínio. A empresa usa materiais genuínos em suas encomendas sob medida e se concentra especificamente em não usar plástico, disse Erin Crossly, diretora de design do Cadillac Celestiq. "Tudo o que se parece com metal é metal", disse ela. 

O conceito realmente brilha no interior, com lâminas de madeira meticulosamente cortadas e colocadas à mão com acabamentos de poros abertos. Os assentos usa um acolchoamento bordado, e a Cadillac adicionou um pigmento rosa iridescente ao couro Nappa para criar um efeito de mudança de cor. O Sollei também é o primeiro Cadillac a apresentar um novo material biológico renovável chamado Fine Mycelium. A empresa o utiliza nos tapetes de carga e nos bolsos das portas.

Conceito Cadillac Sollei
Foto de: Cadillac
Conceito Cadillac Sollei
Foto de: Cadillac

A Cadillac inclui um estojo personalizado de metal e couro para quatro apitos de pássaros impressos em 3D que se encaixam no console central traseiro. Ele fica abaixo do refrigerador de bebidas integrado com uma porta de vidro elétrica entre os assentos traseiros. A Cadillac também criou um diário encadernado em couro com ilustrações de pássaros pintadas à mão, incluindo um rolo de ferramentas em couro para canetas e lápis para que os passageiros possam capturar os pássaros que virem.

A Cadillac reviveu sua cor de tinta Manila Cream para o conceito, que a empresa havia usado inicialmente em seus carros em 1957 e 1958, com rodas de alumínio de 23 polegadas. A Cadillac não mostrou o Sollei com a capota conversível na posição levantada, mas a intenção é que ele tenha um teto de tecido, que foi mostrado em alguns esboços.

A Cadillac enfatizou mais de uma vez que o Sollei é apenas um conceito - um conceito que compartilha a cabine com o Celestiq, a dianteira com o Celestiq e a plataforma com o Celestiq. Ele ainda apresenta a tela de 55 polegadas da marca, que se estende por todo o painel.

Conceito Cadillac Sollei
Foto de: Anthony Alaniz / Motor1

"O que um veículo como o Sollei faz é nos permitir dar a esses indivíduos criativos dentro da organização Cadillac a chance de se expressar, e acho que eles fizeram um bom trabalho ao expressar como um conversível 2+2 poderia ser", disse John Roth, vice-presidente global da Cadillac.

Faz 15 anos que a Cadillac não oferece um conversível, o XLR, e quase 50 anos desde o último El Dorado conversível. Há alguns anos, seus revendedores expressaram interesse em ter um conversível na linha, que se destacaria no segmento de luxo dominado por crossovers e SUVs. Se a Cadillac quiser continuar definindo o "Padrão do Mundo", oferecer um conversível impressionante e sob medida seria um diferencial.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários