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Fiat Grande Panda inicia produção na Europa e será inspiração do novo Argo

Hatchback é o primeiro de uma nova família de veículos que dará origem aos substitutos também para Pulse, Fastback e Strada

Fiat Grande Panda
Foto de: Fiat

Após a apresentação em 11 de julho, a produção do Fiat Grande Panda começou oficialmente na fábrica sérvia de Kragujevac, uma cidade a mais de 100 km ao sul de Belgrado. Esse é mais um passo na preparação para a comercialização, prevista para o final de 2024, tanto para a versão elétrica quanto para a micro-híbrida. 

Os primeiros exemplares a sair das linhas de produção serão de pré-série, para vários testes de estrada, enquanto que - de acordo com o presidente sérvio, que discursou na inauguração - as versões prontas para chegar às concessionárias serão produzidas dentro de dois meses. 

Um novo começo

Baseado na plataforma Stellantis Smart Car, o Fiat Grande Panda representa um passo importante na estratégia da empresa, com um carro elétrico que pretende ter um preço competitivo - o elétrico começará em 24.900 euros (R$ 150.584), o híbrido em menos de 19.000 euros (R$ 114.903) - com uma autonomia declarada de 350 km, em linha com os concorrentes.

<p>Fiat Grande Panda</p>

Fiat Grande Panda

É um modelo completamente novo que não substituirá o clássico Fiat Panda, destinado a permanecer no mercado por muitos anos e, por esse motivo, recentemente atualizado, com produção confirmada em Pomigliano d'Arco.

Grande família

O Fiat Grande Panda representa o primeiro de uma série de modelos da empresa baseados na plataforma do Smart Car e que fazem parte da família Panda, reproduzindo o que aconteceu anos atrás com o Fiat 500, do qual nasceram modelos como o 500L e o 500X. 

<p>Fiat Giga Panda, o teaser</p>

Fiat Giga Panda, o teaser

<p>Fiat Panda Fastback, o teaser</p>

Fiat Panda Fastback, o teaser

Os primeiros a chegar serão um SUV compacto e um fastback, que devem ser batizados de Fiat Giga Panda e Fiat Fastback. O primeiro poderia ser baseado nas dimensões do novo Citroën C3 Aircross e na cabine de 7 lugares, enquanto o segundo - pelo menos pelo que vimos no conceito e no vídeo teaser publicado há alguns dias - poderia ser inspirado no Citroën Basalt. Ambos terão versões elétricas e com o sistema micro-híbrido de 48V.

<p>Citroen C3 Aircross</p>

Citroen C3 Aircross

<p>Citroën Basalt Vision</p>

Citroën Basalt Vision

O Grande Panda terá um papel importante para o Brasil. Embora o modelo em si não venha para o nosso mercado, será a base para a próxima geração do Argo. Recentemente, Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis na América do Sul, deu uma entrevista à Motor1.com e disse que a empresa irá anunciar novidades "em breve".

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