Começando a chegar às concessionárias, o BYD King teve seus dados de consumo de combustível oficiais divulgados pelo Inmetro. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o sedã chega a fazer até 44,2 km/litro quando está usando a combinação do motor a combustão com o elétrico, enquanto a autonomia no modo elétrico chega a 80 km na versão mais cara.

De acordo com os dados divulgados ontem (17) pelo Inmetro, o BYD King na versão GS, com o motor 1.5 e baterias de 18,3 kWh, faz 44,2 km/litro na cidade e 36,7 km/litro na estrada, o que é traduzido em um rendimento energético de 0,50 MJ/km. Considerando apenas o motor a combustão, o sedã não faz feio e registrou 16,8 km/litro e 14,7 km/litro, respectivamente – um resultado importante, pois muitos ficam preocupados com o consumo quando a bateria está descarregada.

No caso do King GL, a versão de entrada que usa baterias de 8,3 kWh, o resultado do Inmetro aponta para um rendimento de 43,3 km/litro no ciclo urbano e 32,7 km/litro no ciclo rodoviário. Não ficou muito longe da configuração mais cara, com uma diferença de somente 0,9 km/litro na cidade, embora seja bem menos eficiente na estrada, caindo 4 km/litro. O consumo do motor a combustão é de 16,3 km/litro na cidade e 14,3 km/litro na estrada. A proximidade com a versão GS é curiosa, pois mesmo com uma bateria maior e mais pesada, consegue ser mais econômico.

Usando somente a energia das baterias, o King GS é capaz de rodar por 80 km, uma autonomia que foi divulgada pela BYD na época do lançamento. A surpresa é a versão GL, que pode percorrer somente 32 km sem usar o motor elétrico.

É impossível não compará-lo com o Toyota Corolla, seu único rival entre os sedãs com uma motorização híbrida, ainda que o concorrente japonês use um sistema HEV, sem precisar carregar na tomada. Abastecido com gasolina, o Corolla faz 18,5 km/litro na cidade e 15,7 km/litro na estrada, enquanto o rendimento energético é de 1,21 MJ/km.

King vs. Corolla

O BYD King está sendo vendido por R$ 175.800 na versão GL e R$ 187.800 na configuração GS, sempre com o motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm. O motor elétrico pode entregar 180 cv e 32,2 kgfm na configuração de entrada ou 197 cv e 33,1 kgfm na variante topo de linha. A versão GS ainda adiciona banco do passageiro com ajuste elétrico, ar-condicionado automático de duas zonas e iluminação ambiente. De série, o carro conta com faróis e lanternas em LED, central multimídia de 12,8 polegadas, carregador sem fio para smartphones, painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, seis airbags, câmera 360° e mais.

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