Na década anterior, a Audi desenvolveu o péssimo hábito de colocar ponteiras de escapamento falsas em alguns de seus modelos. O S5 a diesel vendido na Europa foi provavelmente o pior caso, mas o SQ5 e o S6 eram igualmente ruins. Felizmente, os escapamentos falsos são coisa do passado para a marca, já que a Audi se comprometeu a se livrar dessa configuração polêmica.

Em conversa com a revista Auto Express, um porta-voz da Audi prometeu que os futuros carros da nova arquitetura Premium Platform Combustion (PPC) utilizarão "tubos de escape quentes; tubos de escape funcionais". A boa notícia vem após o "feedback do cliente", que é uma maneira educada de dizer que as pessoas desprezaram a falsificação. Incluindo nós. O novo A5 Sedan (na verdade, é um liftback) e o A5 Avant lideram o caminho, juntamente com seus derivados S5 de desempenho.

<p><em>2025 Audi S5 Sedan</em></p>

Caso você não tenha notado, cada vez mais carros escondem as saídas de escape sob o para-choque, usando um acabamento com um desenho diferente para enganar as pessoas. A Audi quer exibi-las em seus novos carros baseados na plataforma PPC. Ainda não se sabe se os veículos menores da plataforma MQB seguirão o exemplo. Se a marca de luxo alemã quiser ter um design coeso em toda a linha, os veículos mais baratos também deverão parar de usar saídas falsas.

Vários outros modelos baseados na PPC estão a caminho, incluindo o Q5, o A7 e o Q7. Todos os três provavelmente receberão o tratamento S e dispensarão as vistosas ponteiras de escapamento falsas. Um SUV maior de três fileiras, conhecido provisoriamente como Q9, está chegando como uma resposta tardia ao BMW X7 e ao Mercedes-Benz GLS. Não está claro se o A8 receberá uma nova geração com motores a combustão. Se for o caso, ele será rebatizado como A9.

<p><em>2025 Audi S5</em></p>

A marca sediada em Ingolstadt está atualizando sua nomenclatura, mudando todos os carros a combustão para números ímpares e os EVs para números pares. É por isso que o antigo A4 deu lugar ao novo A5. A próxima geração do A6 com motores a gasolina e a diesel se tornará o A7. Isso permitirá que a Audi lance um A6 totalmente elétrico, com um A4 menor, sem motores a combustão, que chegará no final desta década, provavelmente após o grande A8 EV.

As ponteiras de escapamento reais não estarão disponíveis por muito mais tempo. A menos que tenha havido uma mudança de planos, a Audi ainda pretende se tornar puramente elétrica até 2033. A produção de carros com motores a combustão pode continuar por um tempo na China, dependendo da demanda local.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com