A Ferrari revelará seu primeiro veículo elétrico antes do final de 2025. Sabemos pouco sobre ele, e isso provavelmente continuará assim até sua estreia - a menos que a Ferrari queira que saibamos algo. Nesse meio tempo, a fabricante está fazendo grandes promessas, ainda que um tanto vagas, aos seus clientes sobre o que eles devem esperar do novo EV.

O CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, disse à Autocar que seus protótipos do esportivo elétrico, com ponteiras de escapamento comicamente falsas, já completaram "vários milhares de quilômetros" de testes, assegurando que "quando produzirmos carros elétricos, nós os produziremos da maneira correta". Ele chamou os motoristas de teste do carro de seus "primeiros clientes", que já dirigiram muitos veículos e podem facilmente comparar o EV com outros. De acordo com Vigna, as pessoas não compram uma Ferrari por um motivo específico - elas a compram para se divertir.

Ferrari EV - Flagra

Parte dessa experiência será o som, um atributo essencial da Ferrari que mudará radicalmente com seu primeiro veículo elétrico. Vigna disse no início deste ano que os EVs da Ferrari terão "assinaturas sonoras" exclusivas, mas não entrou em detalhes. A empresa patenteou uma nota de escapamento em 2023. Vigna disse que estava aberto às possibilidades que os veículos elétricos poderiam oferecer com relação ao som e à sensação - veja por exemplo o Hyundai Ioniq 5 N programável.

E os clientes da Ferrari que ainda querem a combustão não devem se preocupar. Vigna disse que a demanda dos clientes determinará quais motorizações serão produzidas - combustão, híbrido ou elétrico. Ele disse que prever as vendas com base nos motores era "um ato de arrogância" e faltava "respeito ao cliente", acrescentando que a empresa nunca discutirá as divisões de vendas.

A produção e o preço do esportivo elétrico provavelmente continuarão sendo segredos bem guardados antes de sua revelação. Vigna não confirmou as recentes informações de que o EV custaria US$ 500.000 (R$ 2.766.000 na taxa de câmbio atual), chamando isso de "uma surpresa". A empresa não define o preço sugerido até um mês antes do lançamento do carro, mas ninguém espera que ele seja barato. O carro elétrico da Ferrari estará oficialmente à venda em 2026.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com