A Citroën não consegue mais esconder o Basalt, ao menos não na Índia, onde o carro tem aparecido com cada vez menos disfarces. Terceiro produto derivado da adaptação da plataforma modular CMP para fabricação em Porto Real (RJ), o modelo trará uma proposta cupê à linha que hoje tem C3 e C3 Aircross. A novidade teve um conceito praticamente pronto para venda apresentado no final de março e mais um flagra mostra o leque de opções para o modelo.
As imagens foram publicadas pelo perfil fca_fan_brasil nas redes sociais e mostram uma unidade branca com algumas camuflagens translúcidas, flagrada na Índia, outro mercado onde o modelo será comercializado. Interessante notar o emblema "Basalt" no canto inferior direto da tampa do porta-malas, já com o novo logotipo da Citroën.
Citroën Basalt é flagrado no Brasil
Derivado do projeto C-Cubed, o Basalt 2025 adota a mesma plataforma modular CMP do C3 e do C3 Aircross. Não por acaso, tem as mesmas portas dianteiras e praticamente o mesmo design frontal do irmão de 7 lugares. Em termos de equipamentos, tudo indica que o cupê será lançado com pacote de recursos mais recheado e com itens hoje ausentes no C3 Aircross.
É o caso de chave do tipo canivete, ar-condicionado automático, piloto automático, carregamento sem fio para celulares, faróis com iluminação em LED, botão de partida e acesso sem chave. O próprio Aircross deverá ganhar alguns destes itens em um segundo momento.
Em termos de porte, especula-se algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros. A expectativa é de oferta ampla de espaço interno e porta-malas generoso. Para o painel, Basalt terá linhas semelhantes e a central multimídia flutuante. Também esperamos pelo painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas. Como deve ser o modelo mais caro dessa linha, ficando abaixo apenas do C4 Cactus, deve chegar mais equipados do que o hatch e a minivan.
Sob o capô, marcará presença o motor 1.0 turboflex de 130 cv emprestado da Fiat e já usado no C3 Aircross. O câmbio será sempre automático do tipo CVT, com tração dianteira. O lançamento está confirmado para até o final do ano, tanto no Brasil quanto na Índia. O modelo feito por aqui ainda deve ser exportado para mercados vizinhos, onde poderá ser equipado com o veterano motor 1.6 aspirado usado no C3 hatch, mas que deve ser aposentado em breve no Brasil.
Fonte: FCA Fan Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade