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Flagra: novo Citroën Basalt aparece quase sem camuflagens

Modelo será apresentado globalmente no segundo semestre; no Brasil, com 1.0 turbo

Citroën Basalt é flagrado no Brasil
Foto de: Instagram

A Citroën não consegue mais esconder o Basalt, ao menos não na Índia, onde o carro tem aparecido com cada vez menos disfarces. Terceiro produto derivado da adaptação da plataforma modular CMP para fabricação em Porto Real (RJ), o modelo trará uma proposta cupê à linha que hoje tem C3 e C3 Aircross. A novidade teve um conceito praticamente pronto para venda apresentado no final de março e mais um flagra mostra o leque de opções para o modelo.

As imagens foram publicadas pelo perfil fca_fan_brasil nas redes sociais e mostram uma unidade branca com algumas camuflagens translúcidas, flagrada na Índia, outro mercado onde o modelo será comercializado. Interessante notar o emblema "Basalt" no canto inferior direto da tampa do porta-malas, já com o novo logotipo da Citroën.

Citroën Basalt é flagrado no Brasil
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Citroën Basalt é flagrado no Brasil

Citroën Basalt no Brasil: o que sabemos?

Derivado do projeto C-Cubed, o Basalt 2025 adota a mesma plataforma modular CMP do C3 e do C3 Aircross. Não por acaso, tem as mesmas portas dianteiras e praticamente o mesmo design frontal do irmão de 7 lugares. Em termos de equipamentos, tudo indica que o cupê será lançado com pacote de recursos mais recheado e com itens hoje ausentes no C3 Aircross.

É o caso de chave do tipo canivete, ar-condicionado automático, piloto automático, carregamento sem fio para celulares, faróis com iluminação em LED, botão de partida e acesso sem chave. O próprio Aircross deverá ganhar alguns destes itens em um segundo momento.

Galeria: Citroën Basalt

Em termos de porte, especula-se algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros. A expectativa é de oferta ampla de espaço interno e porta-malas generoso. Para o painel, Basalt terá linhas semelhantes e a central multimídia flutuante. Também esperamos pelo painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas. Como deve ser o modelo mais caro dessa linha, ficando abaixo apenas do C4 Cactus, deve chegar mais equipados do que o hatch e a minivan.

Sob o capô, marcará presença o motor 1.0 turboflex de 130 cv emprestado da Fiat e já usado no C3 Aircross. O câmbio será sempre automático do tipo CVT, com tração dianteira. O lançamento está confirmado para até o final do ano, tanto no Brasil quanto na Índia. O modelo feito por aqui ainda deve ser exportado para mercados vizinhos, onde poderá ser equipado com o veterano motor 1.6 aspirado usado no C3 hatch, mas que deve ser aposentado em breve no Brasil.

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