Nos últimos anos, novos fabricantes de automóveis surgiram (e continuam surgindo) na China com uma velocidade sem precedentes. Já escrevemos sobre isso várias vezes e um novo relatório da JATO Dynamics nos dá uma visão atualizada do cenário. Atualmente, na China, há 140 marcas diferentes, na Europa, cerca de 50, nos EUA e no Japão, 14.
O rápido surgimento de vários novos participantes na China significa que o mercado está cada vez mais saturado e a concorrência, acirrada. O primeiro desafio que essas marcas precisam superar é a sobrevivência no próprio mercado chinês, seguida pela expansão global.
Entre 2020 e 2023, o relatório da JATO estima que as vendas de carros de marcas chinesas fora do mercado doméstico quintuplicarão. No entanto, embora a concorrência seja útil para impulsionar o desenvolvimento do mercado, os impactos associados à saturação do mercado, ao excesso de oferta e às guerras de preços significam a extinção para alguns.
Fabricantes de EVs outrora promissores (como Zotye, Qoros e Borgward) não existem mais. Outras empresas (como Aiways, Hiphi e Weltmeister) estão lutando para sobreviver. Para atrair novos clientes, cada uma delas está produzindo novidades e se concentrando em inovações tecnológicas, como conectividade, software de assistência ao motorista e entretenimento no carro.
Enquanto isso, a incapacidade de competir com os novos fabricantes chineses em termos de capacidade de produção e preço acessível levou os formuladores de políticas na Europa e nos EUA a introduzir medidas mais rígidas para proteger os fabricantes nacionais. No Brasil, os impostos de importação para eletrificados estão voltando e se pede uma aceleração desse processo por conta do crescimento das vendas de modelos chineses, segundo a Anfavea.
Os efeitos de tais nos próximos meses na Europa, mas, enquanto isso, podemos lembrar que muitos fabricantes chineses também se concentraram em economias emergentes e em desenvolvimento. Entre 2022 e 2023, a participação de mercado das marcas chinesas no Oriente Médio cresceu de 12,9% para 16,8%, e na Eurásia - onde os carros são agora mais populares - sua participação de mercado cresceu de 12,4% para 33,3%. O Sudeste Asiático e a África também registraram crescimento de 1,9 e 2,3 pontos percentuais, respectivamente.
Agora vamos dar uma olhada nos principais grupos e start-ups chineses que operam no mercado de automóveis atualmente e nas colaborações que estão ocorrendo.
A SAIC (Shanghai Automotive Industry Corporation) é a maior fabricante de automóveis da China em termos de volume total de vendas. É uma empresa estatal e a marca de maior sucesso dentro dela é a MG. No ano passado, a SAIC vendeu 3,59 milhões de unidades em todo o mundo, das quais 1,38 milhão de veículos foram vendidos por marcas próprias, sendo a MG responsável por dois terços das vendas. Além de suas marcas "próprias", a SAIC tem joint ventures com o Grupo Volkswagen e a General Motors, que também lhe renderam o conhecimento específico necessário para os planos de expansão global.
Iniciando as operações com automóveis em 2003, a BYD cresceu como nenhuma outra empresa chinesa. Essa multinacional de capital aberto também produz baterias e possui várias outras marcas, incluindo Denza, Yangwang e Fang Cheng Bao. Em 2019, a BYD também formou uma joint venture com a Toyota para pesquisar e desenvolver veículos movidos a bateria. No ano passado, ela se tornou a segunda marca de elétricos mais vendida do mundo, ficando atrás da Tesla em 234.000 unidades.
Embora já tenha uma ampla variedade de marcas, incluindo Kaiyi, Exceed e Jetour, a Chery está tentando uma expansão global com as marcas Omoda e Jaecoo, esperadas para breve no Brasil. A Chery é atualmente a maior exportadora da China, com vendas fora da China representando 50% de seu volume no ano passado. A única joint venture significativa com fabricantes estrangeiros é a que foi assinada com a Jaguar Land Rover em 2012.
Jaecoo 7
Omoda 5
A Beijing Automotive Industry Corporation (BAIC) existe desde 1958 e teve uma trajetória turbulenta ao longo dos anos. Hoje, ela produz a maioria dos táxis de Pequim sob a marca "Beijing", uma das muitas marcas disponíveis, incluindo Arcfox, BAIC e Foton. Em 2023, a BAIC vendeu 1,13 milhão de unidades, das quais 190.000 foram exportadas para o exterior. A empresa tem joint ventures com a Mercedes e a Hyundai.
O único fabricante chinês que possui várias marcas de carros ocidentais é a Geely, que tem vínculos com mais de 14 marcas em todo o mundo, incluindo ZEEKR, Volvo, Polestar e Lotus (está basicamente no mesmo nível da Stellantis, que também tem 14 marcas em seu nome). Essa estrutura coloca o Grupo em uma posição vantajosa, por exemplo, por meio da Volvo e da Polestar, a Geely é atualmente a única fabricante chinesa nos EUA.
A Great Wall Motor pode ser descrita como a especialista em SUVs e picapes da China, que juntas representaram 99% das vendas totais do grupo em 2023. Em particular, sua marca Haval se concentra exclusivamente em SUVs e foi responsável por 60% do total de vendas em 2023, enquanto a Great Wall se concentra em picapes médias e grandes (16%) e há ainda a TANK (13%). Além disso, o BMW Group escolheu a GWM para o desenvolvimento do novo MINI elétrico por meio da empresa Spotlight Automotive.
MINI Cooper SE
A Changan Automobile é outro importante grupo chinês. No ano passado, vendeu 2,55 milhões de unidades (9%) e, embora seu foco seja a venda de veículos na China, também produz para a Mazda e a Ford. Recentemente, lançou as marcas Deepal, Qiyuan e AVATR, uma marca de alta tecnologia criada em cooperação com a Huawei.
O Guangzhou Automobile Group (GAC Group) foi fundado em 2008 e rapidamente conseguiu se tornar um dos cinco maiores fabricantes de veículos movidos por baterias do mundo. Em 2023, a empresa vendeu 2,51 milhões de unidades, das quais 892.000 vieram de suas marcas próprias AION, Hyper e GAC (Trumpchi). Dessas, 486.000 unidades eram carros puramente elétricos, o que significa que o Grupo GAC tem uma das maiores participações no mercado de veículos elétricos. As 1,61 milhão de unidades restantes vendidas em 2023 vieram de uma joint venture entre o Grupo GAC, a Toyota e a Honda.
A Dongfeng tem um grande volume de vendas e seis marcas próprias diferentes, incluindo M-Hero, Voyah e Forthing, bem como joint ventures com a Honda, Nissan-Infiniti e Peugeot-Citroen. Além disso, a Dongfeng tem uma joint venture com a Nissan para a produção de carros da marca Venucia. No ano passado, o Grupo vendeu 2,09 milhões de unidades, uma queda de 15% em relação a 2022.
Fundada em 2002, a SGMW é uma joint venture entre a SAIC, a General Motors e a Wuling. Ao desenvolver sua oferta, a montadora se baseou fortemente no design e na tecnologia dos modelos existentes da GM e se estabeleceu em mercados como a Índia e o Sudeste Asiático. A GM usou essa colaboração para exportar seus produtos a preços competitivos para a América Latina.
A First Automotive Works (FAW) foi fundada em 1956 e é a empresa controladora da Hongqi, a marca de carros de luxo que é considerada o veículo oficial do Partido Comunista; outras marcas incluem Bestune e Jiefang. O grupo também produz carros para a Volkswagen e a Toyota: somente em 2023, 2,12 milhões de unidades produzidas de um total de 2,64 milhões tinham o logotipo da Volkswagen ou da Toyota.
Em 2023, a JAC vendeu 592.500 unidades, um aumento de 18% em relação a 2022. Em 2020, a marca formou uma joint venture com a Volkswagen para criar a Sol, uma marca que agora é de propriedade exclusiva da Volkswagen. Posteriormente, a JAC continuou a produzir seus carros sob a marca Sehol e conseguiu permanecer em vários mercados emergentes na Eurásia, África e Sul da Ásia.
Grupo | Receita | Lucros | Margem bruta |
SAIC | 734.2 | 25.9 | 3,5% |
BYD | 602.3 | 121.8 | 20,2% |
Chery | 315.1 | 2.93 | 0,9% |
Geely (excluindo marcas estrangeiras) | 179.2 | 24.4 | 15,3% |
GWM | 173.2 | 32.4 | 18,7% |
Changan | 151.3 | 34.6 | 22,8% |
GAC | 129.7 | 5.53 | 4,3% |
Li Auto | 123.9 | 27.5 | 22,2% |
Dongfeng | 99.3 | 9.47 | 9,5% |
NIO | 55.6 | 3.05 | 5,5% |
Xpeng | 30.7 | 0.45 | 1,5% |
Leapmotor | 16.7 | 0.08 | 0,5% |
SGMW | 10.5 | 1.04 | 9,9% |
Fonte: Jato
Xiaomi SU7
Leapmotor C01
Leapmotor T03
Um capítulo separado é reservado para as start-ups, que no total incluem nada menos que 75 marcas (que não mencionaremos todas). As mais importantes são:
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