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Estas são as marcas chinesas que conquistarão o mundo

Listamos os grupos e as start-ups que se destacam hoje em um mercado cada vez mais saturado

Estas são as fabricantes de automóveis chineses que querem conquistar o mundo
Foto de: Motor1.com

Nos últimos anos, novos fabricantes de automóveis surgiram (e continuam surgindo) na China com uma velocidade sem precedentes. Já escrevemos sobre isso várias vezes e um novo relatório da JATO Dynamics nos dá uma visão atualizada do cenário. Atualmente, na China, há 140 marcas diferentes, na Europa, cerca de 50, nos EUA e no Japão, 14.

O rápido surgimento de vários novos participantes na China significa que o mercado está cada vez mais saturado e a concorrência, acirrada. O primeiro desafio que essas marcas precisam superar é a sobrevivência no próprio mercado chinês, seguida pela expansão global.

EUA e Europa contra China

Entre 2020 e 2023, o relatório da JATO estima que as vendas de carros de marcas chinesas fora do mercado doméstico quintuplicarão. No entanto, embora a concorrência seja útil para impulsionar o desenvolvimento do mercado, os impactos associados à saturação do mercado, ao excesso de oferta e às guerras de preços significam a extinção para alguns.

Fabricantes de EVs outrora promissores (como Zotye, Qoros e Borgward) não existem mais. Outras empresas (como Aiways, Hiphi e Weltmeister) estão lutando para sobreviver. Para atrair novos clientes, cada uma delas está produzindo novidades e se concentrando em inovações tecnológicas, como conectividade, software de assistência ao motorista e entretenimento no carro.

Enquanto isso, a incapacidade de competir com os novos fabricantes chineses em termos de capacidade de produção e preço acessível levou os formuladores de políticas na Europa e nos EUA a introduzir medidas mais rígidas para proteger os fabricantes nacionais. No Brasil, os impostos de importação para eletrificados estão voltando e se pede uma aceleração desse processo por conta do crescimento das vendas de modelos chineses, segundo a Anfavea.

Os efeitos de tais nos próximos meses na Europa, mas, enquanto isso, podemos lembrar que muitos fabricantes chineses também se concentraram em economias emergentes e em desenvolvimento. Entre 2022 e 2023, a participação de mercado das marcas chinesas no Oriente Médio cresceu de 12,9% para 16,8%, e na Eurásia - onde os carros são agora mais populares - sua participação de mercado cresceu de 12,4% para 33,3%. O Sudeste Asiático e a África também registraram crescimento de 1,9 e 2,3 pontos percentuais, respectivamente.

Agora vamos dar uma olhada nos principais grupos e start-ups chineses que operam no mercado de automóveis atualmente e nas colaborações que estão ocorrendo.

O mapa de colaborações com fabricantes de automóveis chineses

As principais marcas chinesas no mercado atual

 

SAIC

A SAIC (Shanghai Automotive Industry Corporation) é a maior fabricante de automóveis da China em termos de volume total de vendas. É uma empresa estatal e a marca de maior sucesso dentro dela é a MG. No ano passado, a SAIC vendeu 3,59 milhões de unidades em todo o mundo, das quais 1,38 milhão de veículos foram vendidos por marcas próprias, sendo a MG responsável por dois terços das vendas. Além de suas marcas "próprias", a SAIC tem joint ventures com o Grupo Volkswagen e a General Motors, que também lhe renderam o conhecimento específico necessário para os planos de expansão global.

BYD

Iniciando as operações com automóveis em 2003, a BYD cresceu como nenhuma outra empresa chinesa. Essa multinacional de capital aberto também produz baterias e possui várias outras marcas, incluindo Denza, Yangwang e Fang Cheng Bao. Em 2019, a BYD também formou uma joint venture com a Toyota para pesquisar e desenvolver veículos movidos a bateria. No ano passado, ela se tornou a segunda marca de elétricos mais vendida do mundo, ficando atrás da Tesla em 234.000 unidades.

Chery

Embora já tenha uma ampla variedade de marcas, incluindo Kaiyi, Exceed e Jetour, a Chery está tentando uma expansão global com as marcas Omoda e Jaecoo, esperadas para breve no Brasil. A Chery é atualmente a maior exportadora da China, com vendas fora da China representando 50% de seu volume no ano passado. A única joint venture significativa com fabricantes estrangeiros é a que foi assinada com a Jaguar Land Rover em 2012.

<p>Jaecoo 7</p>

Jaecoo 7

<p>Omoda 5</p>

Omoda 5

BAIC

A Beijing Automotive Industry Corporation (BAIC) existe desde 1958 e teve uma trajetória turbulenta ao longo dos anos. Hoje, ela produz a maioria dos táxis de Pequim sob a marca "Beijing", uma das muitas marcas disponíveis, incluindo Arcfox, BAIC e Foton. Em 2023, a BAIC vendeu 1,13 milhão de unidades, das quais 190.000 foram exportadas para o exterior. A empresa tem joint ventures com a Mercedes e a Hyundai.

Geely

O único fabricante chinês que possui várias marcas de carros ocidentais é a Geely, que tem vínculos com mais de 14 marcas em todo o mundo, incluindo ZEEKR, Volvo, Polestar e Lotus (está basicamente no mesmo nível da Stellantis, que também tem 14 marcas em seu nome). Essa estrutura coloca o Grupo em uma posição vantajosa, por exemplo, por meio da Volvo e da Polestar, a Geely é atualmente a única fabricante chinesa nos EUA.

Great Wall Motor

A Great Wall Motor pode ser descrita como a especialista em SUVs e picapes da China, que juntas representaram 99% das vendas totais do grupo em 2023. Em particular, sua marca Haval se concentra exclusivamente em SUVs e foi responsável por 60% do total de vendas em 2023, enquanto a Great Wall se concentra em picapes médias e grandes (16%) e há ainda a TANK (13%). Além disso, o BMW Group escolheu a GWM para o desenvolvimento do novo MINI elétrico por meio da empresa Spotlight Automotive.

<p>MINI Cooper SE</p>

MINI Cooper SE

Changan

A Changan Automobile é outro importante grupo chinês. No ano passado, vendeu 2,55 milhões de unidades (9%) e, embora seu foco seja a venda de veículos na China, também produz para a Mazda e a Ford. Recentemente, lançou as marcas Deepal, Qiyuan e AVATR, uma marca de alta tecnologia criada em cooperação com a Huawei.

Grupo GAC

O Guangzhou Automobile Group (GAC Group) foi fundado em 2008 e rapidamente conseguiu se tornar um dos cinco maiores fabricantes de veículos movidos por baterias do mundo. Em 2023, a empresa vendeu 2,51 milhões de unidades, das quais 892.000 vieram de suas marcas próprias AION, Hyper e GAC (Trumpchi). Dessas, 486.000 unidades eram carros puramente elétricos, o que significa que o Grupo GAC tem uma das maiores participações no mercado de veículos elétricos. As 1,61 milhão de unidades restantes vendidas em 2023 vieram de uma joint venture entre o Grupo GAC, a Toyota e a Honda.

Dongfeng

A Dongfeng tem um grande volume de vendas e seis marcas próprias diferentes, incluindo M-Hero, Voyah e Forthing, bem como joint ventures com a Honda, Nissan-Infiniti e Peugeot-Citroen. Além disso, a Dongfeng tem uma joint venture com a Nissan para a produção de carros da marca Venucia. No ano passado, o Grupo vendeu 2,09 milhões de unidades, uma queda de 15% em relação a 2022.

SGMW

Fundada em 2002, a SGMW é uma joint venture entre a SAIC, a General Motors e a Wuling. Ao desenvolver sua oferta, a montadora se baseou fortemente no design e na tecnologia dos modelos existentes da GM e se estabeleceu em mercados como a Índia e o Sudeste Asiático. A GM usou essa colaboração para exportar seus produtos a preços competitivos para a América Latina.

FAW

A First Automotive Works (FAW) foi fundada em 1956 e é a empresa controladora da Hongqi, a marca de carros de luxo que é considerada o veículo oficial do Partido Comunista; outras marcas incluem Bestune e Jiefang. O grupo também produz carros para a Volkswagen e a Toyota: somente em 2023, 2,12 milhões de unidades produzidas de um total de 2,64 milhões tinham o logotipo da Volkswagen ou da Toyota.

JAC

Em 2023, a JAC vendeu 592.500 unidades, um aumento de 18% em relação a 2022. Em 2020, a marca formou uma joint venture com a Volkswagen para criar a Sol, uma marca que agora é de propriedade exclusiva da Volkswagen. Posteriormente, a JAC continuou a produzir seus carros sob a marca Sehol e conseguiu permanecer em vários mercados emergentes na Eurásia, África e Sul da Ásia.

Receita e lucro (bilhões de yuans) em 2023

Grupo Receita Lucros Margem bruta
SAIC 734.2 25.9 3,5%
BYD 602.3 121.8 20,2%
Chery 315.1 2.93 0,9%
Geely (excluindo marcas estrangeiras) 179.2 24.4 15,3%
GWM 173.2 32.4 18,7%
Changan 151.3 34.6 22,8%
GAC 129.7 5.53 4,3%
Li Auto 123.9 27.5 22,2%
Dongfeng 99.3 9.47 9,5%
NIO 55.6 3.05 5,5%
Xpeng 30.7 0.45 1,5%
Leapmotor 16.7 0.08 0,5%
SGMW 10.5 1.04 9,9%

Fonte: Jato

<p>Xiaomi SU7</p>

Xiaomi SU7

<p>Leapmotor C01</p>

Leapmotor C01

<p>Leapmotor T03</p>

Leapmotor T03

Start-ups

Um capítulo separado é reservado para as start-ups, que no total incluem nada menos que 75 marcas (que não mencionaremos todas). As mais importantes são:

  • A NIO, fundada em 2014, cresceu e se tornou uma das fabricantes de automóveis mais inovadoras da China. Hoje, ela está presente na Noruega, Alemanha, Holanda, Dinamarca e Suécia, com um volume total de vendas de 160.000 unidades em 2023;
  • A Xpeng, concorrente direta da NIO, oferece uma gama de sedãs e SUVs totalmente elétricos, mas sua linha é mais limitada. Disponível na China e em vários mercados europeus, ela vendeu um total de 141.600 unidades em 2023;
  • A Li Auto, especializada em veículos grandes e de luxo, tem uma linha de veículos elétricos de alcance estendido, onde é empregado um motor a combustão exclusivamente como gerador (com exceção do Mega, um MPV totalmente elétrico). Ela está disponível na Rússia, mas ainda não entrou oficialmente nos mercados europeus. Em 2023, vendeu um total de 376.000 unidades;
  • A Xiaomi lançou seu SU7 no final de 2023 e tem grandes ambições na China e no exterior;
  • Atualmente,a Leapmotor oferece quatro modelos que variam de SUVs (C10 e C11), sedãs (C01) e carros urbanos (T03). No ano passado, ela vendeu um total de 144.200 unidades (30%) e vendeu 20% de seus negócios para a Stellantis em uma tentativa de acelerar sua expansão na Europa;
  • AITO, fundada em 2021 como uma joint venture entre a Huawei e a Seres, oferece uma gama de SUVs usando a tecnologia da Huawei. Em 2023, a marca vendeu um total de 94.400 unidades;
  • A Hozon oferece atualmente quatro modelos sob sua marca de EV chamada Neta: o carro esportivo GT, o sedã S e dois SUVs (U e V). Em 2023, ela vendeu 127.500 unidades;
  • A Hiphi tem uma linha que consiste em um hatchback grande e dois SUVs. Embora seus veículos ofereçam uma série de recursos avançados, o alto preço de venda não permite que a empresa alcance resultados significativos. Em 2023, ela vendeu um total de apenas 4.800 unidades.

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