Novo Duster vai mal e fica com apenas 3 estrelas em teste de segurança
Nota foi considerada ruim em quesitos como resgate de passageiros e recursos de assistência à condução
À venda no mercado europeu desde o início do ano, o Dacia Duster de nova geração acaba de ser submetido aos tradicionais testes de segurança do Euro NCAP. O modelo foi colocado à prova nas conhecidas avaliações de impacto e obteve nota final de apenas 3 estrelas, de um total de 5 possíveis. O resultado foi atribuído ao baixo desempenho alcançado em pontos específicos da avaliação, cujos protocolos estão cada vez mais rígidos.
De acordo com o relatório divulgado, o novo Duster obteve classificação de 70% na proteção de ocupantes adultos e foi penalizado pelo peito do motorista severamente afetado na simulação de impacto frontal contra barreira deformável. Além disso, conseguiu 84% na proteção dos ocupantes infantis, 60% na proteção de pedestres e 57% nos sistemas de assistência.
Novo Dacia Duster - EuroNCAP
O relatório indica ainda classificação de 11,4 pontos em impacto frontal e 12 pontos em impacto lateral para adultos, em ambos os casos de um total de 16 pontos possíveis. Resultado abaixo do esperado também na classificação para resgate e extração de passageiros em caso de acidentes: apenas 1,2 pontos dos 4 pontos possíveis.
Assim como o Duster, o Suzuki Swift de nova geração também obteve nota final de apenas 3 estrelas. Já os modelos Mercedes-Benz Classe E, Volkswagen Passat, Skoda Superb, Skoda Kodiaq, BMW X2 e os Renault Espace e Rafale alcançaram nota máxima de 5 estrelas.
"As diferentes pontuações são em parte devido aos segmentos em que os carros competem, mas o Euro NCAP também acredita que é uma questão de prioridades de uma marca. Algumas, como Mercedes-Benz, Škoda, VW, BMW e Renault, acreditam que seus clientes dão maior prioridade à segurança", disse Michiel van Ratingen, secretário geral da entidade.
"Já para Dacia e Suzuki, o foco está no posicionamento acessível de seus carros. Mas os consumidores devem estar cientes de que há veículos concorrentes no mercado para o Duster e o Swift que oferecem um nível muito maior de segurança", completou.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
Cotado para o Brasil, Jeep Avenger vai mal em teste de segurança na Europa
Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção
Novo Duster 'pé de boi' tem rodas de ferro e usa tampão na multimídia
Quais foram os carros que menos perderam valor no Brasil em 2024?
Novo Duster não terá versão elétrica tão cedo: só depois de 2032!