À venda no mercado europeu desde o início do ano, o Dacia Duster de nova geração acaba de ser submetido aos tradicionais testes de segurança do Euro NCAP. O modelo foi colocado à prova nas conhecidas avaliações de impacto e obteve nota final de apenas 3 estrelas, de um total de 5 possíveis. O resultado foi atribuído ao baixo desempenho alcançado em pontos específicos da avaliação, cujos protocolos estão cada vez mais rígidos.
De acordo com o relatório divulgado, o novo Duster obteve classificação de 70% na proteção de ocupantes adultos e foi penalizado pelo peito do motorista severamente afetado na simulação de impacto frontal contra barreira deformável. Além disso, conseguiu 84% na proteção dos ocupantes infantis, 60% na proteção de pedestres e 57% nos sistemas de assistência.
O relatório indica ainda classificação de 11,4 pontos em impacto frontal e 12 pontos em impacto lateral para adultos, em ambos os casos de um total de 16 pontos possíveis. Resultado abaixo do esperado também na classificação para resgate e extração de passageiros em caso de acidentes: apenas 1,2 pontos dos 4 pontos possíveis.
Assim como o Duster, o Suzuki Swift de nova geração também obteve nota final de apenas 3 estrelas. Já os modelos Mercedes-Benz Classe E, Volkswagen Passat, Skoda Superb, Skoda Kodiaq, BMW X2 e os Renault Espace e Rafale alcançaram nota máxima de 5 estrelas.
"As diferentes pontuações são em parte devido aos segmentos em que os carros competem, mas o Euro NCAP também acredita que é uma questão de prioridades de uma marca. Algumas, como Mercedes-Benz, Škoda, VW, BMW e Renault, acreditam que seus clientes dão maior prioridade à segurança", disse Michiel van Ratingen, secretário geral da entidade.
"Já para Dacia e Suzuki, o foco está no posicionamento acessível de seus carros. Mas os consumidores devem estar cientes de que há veículos concorrentes no mercado para o Duster e o Swift que oferecem um nível muito maior de segurança", completou.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Cotado para o Brasil, Jeep Avenger vai mal em teste de segurança na Europa
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Novo Duster 'pé de boi' tem rodas de ferro e usa tampão na multimídia
Mini confirma opção mais barata de seu SUV para o Brasil em 2025
Novo Duster não terá versão elétrica tão cedo: só depois de 2032!
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Novo Duster seria 'pai' do próximo Lada Niva, mas Rússia mudou planos