Com chegada ao mercado programada para 2026 ou 2027, a nova geração de motores a combustão da Toyota segue em pleno desenvolvimento no Japão. A marca tem gerado bastante expectativa em torno da novidade e promete 'virar o jogo' em termos de eficiência energética e rendimento. Vídeo divulgado recentemente pela empresa mostra detalhes sobre o projeto e deixa escapar até mesmo o ronco de um dos novos propulsores.
O powertrain em questão (não foi especificado se é 1.5 ou 2.0) foi montado sob o capô de uma unidade do Lexus IS usada exclusivamente em testes. Sentado atrás do volante, no banco vermelho, está Takashi Uehara - um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da nova família de motores. No vídeo, é possível ouvir o ronco do motor e constatar que há bastante fôlego nas acelerações.
Uehara menciona que, graças ao tamanho reduzido na comparação com os motores de hoje, o novo propulsor terá nova posição de montagem dentro do cofre, reduzirá o centro de gravidade e amenizará consideravelmente as vibrações dentro da cabine. O engenheiro disse ainda que será um motor "totalmente novo" e provocou os fãs ao adiantar que a versão montada no Lexus IS está sendo desenvolvida especificamente para "amantes de carros que esperam um pouco mais".
![Novos motores da Toyota](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Os blocos em questão serão um 1.5 de aspiração natural, seguido de versão turbo do mesmo 1.5 aproximadamente 30% mais eficiente do que os 2.5 aspirados usados atualmente. Por fim, o mais potente da família será um inédito 2.0 turbo feito para suceder o 2.4 turbo usado em alguns modelos hoje. Será cerca de 10% menor, significativamente mais potente e até 30% mais eficiente.
A Toyota já adiantou que os novos motores terão curso de pistão mais curto (o que foi “uma tarefa muito difícil de realizar," segundo ele) e serão todos de quatro cilindros em linha. Além disso, serão todos menores para “revolucionar o design dos veículos”, permitindo os projetistas liberdade para desenhar carros com capô mais baixo e significativamente mais aerodinâmicos.
![Toyota Prius - Motor](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Todos funcionarão tanto com combustíveis fósseis habituais (gasolina e diesel) quanto com combustíveis neutros em carbono, incluindo hidrogênio, combustíveis sintéticos e biocombustíveis (etanol). Os primeiros veículos equipados com os novos conjuntos chegarão ao mercado em 2026 ou 2027.