Com chegada ao mercado programada para 2026 ou 2027, a nova geração de motores a combustão da Toyota segue em pleno desenvolvimento no Japão. A marca tem gerado bastante expectativa em torno da novidade e promete 'virar o jogo' em termos de eficiência energética e rendimento. Vídeo divulgado recentemente pela empresa mostra detalhes sobre o projeto e deixa escapar até mesmo o ronco de um dos novos propulsores.
O powertrain em questão (não foi especificado se é 1.5 ou 2.0) foi montado sob o capô de uma unidade do Lexus IS usada exclusivamente em testes. Sentado atrás do volante, no banco vermelho, está Takashi Uehara - um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da nova família de motores. No vídeo, é possível ouvir o ronco do motor e constatar que há bastante fôlego nas acelerações.
Uehara menciona que, graças ao tamanho reduzido na comparação com os motores de hoje, o novo propulsor terá nova posição de montagem dentro do cofre, reduzirá o centro de gravidade e amenizará consideravelmente as vibrações dentro da cabine. O engenheiro disse ainda que será um motor "totalmente novo" e provocou os fãs ao adiantar que a versão montada no Lexus IS está sendo desenvolvida especificamente para "amantes de carros que esperam um pouco mais".
Os blocos em questão serão um 1.5 de aspiração natural, seguido de versão turbo do mesmo 1.5 aproximadamente 30% mais eficiente do que os 2.5 aspirados usados atualmente. Por fim, o mais potente da família será um inédito 2.0 turbo feito para suceder o 2.4 turbo usado em alguns modelos hoje. Será cerca de 10% menor, significativamente mais potente e até 30% mais eficiente.
A Toyota já adiantou que os novos motores terão curso de pistão mais curto (o que foi “uma tarefa muito difícil de realizar," segundo ele) e serão todos de quatro cilindros em linha. Além disso, serão todos menores para “revolucionar o design dos veículos”, permitindo os projetistas liberdade para desenhar carros com capô mais baixo e significativamente mais aerodinâmicos.
Todos funcionarão tanto com combustíveis fósseis habituais (gasolina e diesel) quanto com combustíveis neutros em carbono, incluindo hidrogênio, combustíveis sintéticos e biocombustíveis (etanol). Os primeiros veículos equipados com os novos conjuntos chegarão ao mercado em 2026 ou 2027.
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