As vendas de picapes registraram leve evolução no fechamento do 1º semestre. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, em junho foram emplacadas 34.065 unidades – somadas as representantes das quatro categorias -, 3,6% a mais do que há um ano (32.870). Em relação a maio (35.809), no entanto, houve uma retração de quase 5%. A evolução discreta nos últimos doze meses tem relação direta com as picapes pequenas.
Únicas representantes, Fiat Strada (7.551) e VW Saveiro (3.182) tiveram seus piores resultados em 2024, com retrações de pelo menos 16% no período. Já entre os modelos intermediários, liderado pela Fiat Toro (4.780), apenas a Chevrolet Montana (2.349) vendeu menos do que em 2023. Embora última colocada, a Ford Maverick (323) registrou seu melhor desempenho desde o lançamento.
Picapes Pequenas |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
FIAT STRADA |
56600 |
7551 |
10972 |
9007 |
70,35% |
75,52% |
-31,18% |
-16,17% |
2º |
VW SAVEIRO |
24477 |
3182 |
3557 |
4638 |
29,65% |
24,48% |
-10,54% |
-31,39% |
81077 |
10733 |
14529 |
13645 |
100,00% |
100,00% |
-26,13% |
-21,34% |
Picapes Intermediárias |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
FIAT TORO |
23206 |
4780 |
4312 |
4411 |
46,49% |
44,18% |
10,85% |
8,37% |
2º |
CHEVROLET MONTANA |
13004 |
2349 |
2306 |
2957 |
22,85% |
23,63% |
1,86% |
-20,56% |
3º |
RAM RAMPAGE |
11375 |
1968 |
1733 |
13 |
19,14% |
17,76% |
13,56% |
15038,46% |
4º |
RENAULT OROCH |
6228 |
861 |
1106 |
730 |
8,37% |
11,33% |
-22,15% |
17,95% |
5º |
FORD MAVERICK |
1437 |
323 |
303 |
169 |
3,14% |
3,10% |
6,60% |
91,12% |
55250 |
10281 |
9760 |
8280 |
100,00% |
100,00% |
5,34% |
24,17% |
Entre as picapes médias, o grande destaque foi a Ranger: com 3.026 emplacamentos, mais do que o dobro de 2023, a representante da Ford conquistou seu novo recorde de vendas e reduziu um pouco a sua desvantagem em relação à líder Toyota Hilux (3.895). O desempenho também fez com que ultrapassasse a Chevrolet S10 (2.197) no acumulado de 2024.
Numa disputa acirradíssima pela 4ª posição, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 ficaram separadas por apenas seis unidades (788 x 782), ambas com retração nos últimos doze meses. Ainda sob impacto da greve do Ibama, que tem prejudicado a distribuição para concessionárias, a Fiat Titano emplacou apenas 677 unidades. Será interessante acompanhar nos próximos meses o real potencial da 1ª picape deste porte da marca italiana.
Picapes Médias |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TOYOTA HILUX |
22289 |
3895 |
3393 |
3732 |
32,27% |
31,29% |
14,80% |
4,37% |
2º |
FORD RANGER |
12767 |
3026 |
2306 |
1425 |
25,07% |
21,27% |
31,22% |
112,35% |
3º |
CHEVROLET S10 |
12360 |
2197 |
2311 |
2436 |
18,20% |
21,31% |
-4,93% |
-9,81% |
4º |
NISSAN FRONTIER |
5325 |
788 |
1054 |
955 |
6,53% |
9,72% |
-25,24% |
-17,49% |
5º |
MITSUBISHI L200 |
5505 |
782 |
938 |
964 |
6,48% |
8,65% |
-16,63% |
-18,88% |
6º |
VW AMAROK |
2398 |
702 |
582 |
630 |
5,82% |
5,37% |
20,62% |
11,43% |
7º |
FIAT TITANO |
1030 |
677 |
260 |
0 |
5,61% |
2,40% |
160,38% |
- |
8º |
JAC IEV-330P |
4 |
2 |
0 |
4 |
0,02% |
0,00% |
- |
-50,00% |
61678 |
12069 |
10844 |
10146 |
100,00% |
100,00% |
11,30% |
18,95% |
Na faixa de cima, a RAM emplacou as quatro primeiras colocadas, com a 1500 (265) à frente – apenas a 3500 (169) teve queda nas vendas frente a 2023. Chevrolet Silverado (68) e Ford F150 (41), ambas com números em queda nas últimas semanas, vieram na sequência. Após um 1º trimestre com vendas expressivas fruto da redução de preço, a Jeep Gladiator (2) despencou
Picapes Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
RAM 1500 |
824 |
265 |
139 |
248 |
26,99% |
20,56% |
90,65% |
6,85% |
2º |
RAM CLASSIC |
937 |
246 |
144 |
153 |
25,05% |
21,30% |
70,83% |
60,78% |
3º |
RAM 2500 |
737 |
189 |
122 |
33 |
19,25% |
18,05% |
54,92% |
472,73% |
4º |
RAM 3500 |
858 |
169 |
137 |
174 |
17,21% |
20,27% |
23,36% |
-2,87% |
5º |
CHEVROLET SILVERADO |
851 |
68 |
71 |
2 |
6,92% |
10,50% |
-4,23% |
3300,00% |
6º |
FORD F150 |
258 |
41 |
61 |
173 |
4,18% |
9,02% |
-32,79% |
-76,30% |
7º |
GMC SIERRA |
6 |
2 |
1 |
2 |
0,20% |
0,15% |
100,00% |
0,00% |
8º |
JEEP GLADIATOR |
329 |
2 |
1 |
14 |
0,20% |
0,15% |
100,00% |
-85,71% |
4800 |
982 |
676 |
799 |
100,00% |
100,00% |
45,27% |
22,90% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro