Após anunciar um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil até 2028, a General Motors começa a detalhar os seus planos para este aporte. A fábrica em Gravataí (RS) receberá R$ 1,2 bilhão para a modernização da linha de montagem, a renovação da dupla Chevrolet Onix e Onix Plus, e a adição de um terceiro modelo em 2026, descrito por Santiago Chamorro, presidente da GM na América do Sul como um produto "em um segmento inédito".
O anúncio do investimento e o começo de seu detalhamento alivia os ânimos entre os concessionários e manda um recado para o resto do país: ao contrário dos rumores, a GM não está saindo do Brasil.
A reestilização do hatch Onix e do sedã compacto Onix Plus já era aguardada. A geração atual da dupla foi lançada em 2019 e está atrasada, se considerarmos o ciclo normal de um carro. Uma das novidades será a atualização do motor 1.0 turbo, que passará a ter injeção direta, o que não só deve aumentar a potência como também diminuirá o consumo e as emissões de gases poluentes.
Santiago Chamorro - Presidente GM América do Sul
O terceiro modelo é conhecido como Projeto Carbon e dará origem a um SUV compacto abaixo do Chevrolet Tracker, entrando na mesma categoria que Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro crossover da Volkswagen. É um projeto totalmente nacional, sem o envolvimento da China, como aconteceu com a nova Montana.
No momento, apesar de admitir ter planos de oferecer carros híbridos no Brasil, a GM ainda não fala sobre a adoção desta tecnologia para a linha Onix. Em janeiro, quando anunciou o investimento para o país, a fabricante confirmou que veremos esta tecnologia no mercado brasileiro. A tecnologia pode estrear com um modelo mais caro e importado, como o Equinox PHEV que estreou recentemente na China.
Chevrolet Equinox PHEV na China
"Nós vamos aumentar a capacidade de desenvolvimento ao redor do mundo, nós já desenvolvemos a tecnologia híbrida em alguns mercados do mundo e temos um time de engenharia muito forte no Brasil. Vamos aproveitar essa sinergia para acelerar desenvolvimentos e entregar o que o consumidor pede", explicou Shilpan Amin, presidente da GM International.
Em uma entrevista ao Automotive Business, Fábio Rua, vice-presidente de relações públicas, comunicação e ESG da General Motors do Brasil, disse que "a partir do ano que vem (2025), talvez, você veja um novo reposicionamento das tecnologias que temos para oferecer ao mercado". A fala é uma referência os híbridos, pois a GM prepara o lançamento dos elétricos Blazer EV e Equinox EV para este ano - algumas unidades do Blazer EV já desembarcaram no país.
Chevrolet Blazer EV 2024
Caso a linha Onix realmente receba um sistema híbrido, não espere por nada sofisticado. Para a linha de entrada, a GM deve importar a tecnologia micro-híbrida usada pelo Chevrolet Monza vendido na China, composta por um sistema de 48V e um gerador que entrega mais 10 cv e 4,1 kgfm, porém sendo acionado em situações bem específicas como saídas da imobilidade. No caso do sedã chinês, está acoplado ao motor 1.3 turbo de 163 cv, da mesma família que o 1.0 e 1.2 turbo usados no Brasil.
O Chevrolet Onix renovado deverá ser lançado no ano que vem, seguido pelo Onix Plus. Enquanto o Onix Plus é o líder absoluto de seu segmento, o Onix hatch precisa de uma atualização para manter a competitividade. O compacto atualmente briga pela segunda posição no segmento com o Hyundai HB20, mas vê o Volkswagen Polo se afastar cada vez mais e manter a 1ª posição do mercado brasileiro.
O novo BYD Song Pro chegou como o SUV híbrido plug-in mais barato do Brasil. A nova opção chega com a missão de oferecer a nova tecnologia mirando diretamente no Toyota Corolla, que possui versão híbrida flex (não plug-in) e até mesmo o best-seller Jeep Compass. Será que consegue?
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