Com informações de Fábio Trindade - Durante a apresentação do Song Pro no mercado brasileiro, a BYD confirmou os planos futuros do SUV por aqui. Além de ser o utilitário esportivo de entrada da empresa, competindo em um dos segmentos mais aquecidos atualmente, o modelo terá um papel ainda mais fundamental.

De acordo com a BYD, o novo Song Pro será o primeiro carro nacional da marca chinesa. Ainda em 2024, a marca começará a fazer a montagem do SUV com peças importadas, seja em regime SKD, onde o carro já vem parcialmente montado, ou CKD, com a montagem final feita por aqui. No entanto, os planos da marca incluem a fabricação nacional total já a partir de 2025. O modelo será montado e posteriormente fabricado na linha de montagem da marca em Camaçari (BA).

BYD anuncia Song Pro como o primeiro nacional da marca
Fábio Trindade

BYD anuncia Song Pro como o primeiro nacional da marca

A novidade acabou de ser lançada oficialmente por aqui e será oferecida nas configurações GL, de entrada, e GS, mais completa. Os preços, respectivamente, são de R$ 189.800 e R$ 199.800.

O BYD Song Pro tem 4.738 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 2.712 mm de entre-eixos e 1.710 mm de altura. Tais medidas são pouco menores que do Song Plus. No porta-malas, cabem 520 litros, contra 574 do Plus. O novo SUV é maior em comprimento que o Jeep Compass (4.404 mm), Toyota Corolla Cross (4.460 mm) e VW Taos (4.461 mm). 

A novidade usa o sistema híbrido DM-i da BYD. Usa um motor 1.5 aspirado com 98 cv e 12,4 kgfm que trabalha quase como um gerador de energia para as baterias alimentarem o motor elétrico, este sim com 197 cv e 30,6 kgfm. A potência combinada é de 223 cv no Song Pro GL e 235 cv no GS. Segundo a BYD, a diferença de desempenho entre as configurações se dá pela disponibilidade maior de bateria na versão mais cara. 

BYD Song Pro 2025 (Brasil)
Motor1.com

O novo Song Pro GL tem a bateria com 12,9 kWh, enquanto o GS tem 18,3 kWh. São 71 e 110 km de autonomia elétrica, respectivamente, de acordo com a medição chinesa padrão NEDC. Ambos são recarregados em corrente alternada com até 6,6 kW e possuem a função de V2L, onde um cabo (de série) permite ligar aparelhos 220V para alimentação de até 5 horas sem ligar o motor a combustão, que aumenta esse tempo. 

De série, o BYD Song Pro GL traz faróis de LED, rodas de 18", acendimento automático dos faróis, lanternas de LED, painel de instrumentos com tela de 8,8", sistema multimídia com tela de 12,8" com GPS integrado e espelhamentos sem fios, ar-condicionado de duas zonas, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico com função autohold, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmeras 360, chave presencial com partida por botão, 6 airbags, porta-malas com acionamento elétrico e compatibilidade com NFC. A versão GS acrescenta ainda banco do motorista com ajuste elétrico e filtro de partículas para o ar-condicionado.

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