De olho no rentável segmento dos SUVs médios, a BYD apresenta o Song Pro. Híbrido plug-in, tem o conhecido conjunto DM-i, já presente no Song Plus e no sedã King, com motor 1.5 aspirado e motor elétrico na transmissão, que chega aos 235 cv combinados na versão topo. Os preços são de R$ 189.800 e R$ 199.800, com a principal diferença na capacidade da bateria - e preço para as 3 mil primeiras unidades.
O BYD Song Pro tem 4.738 mm de comprimento, pouco maior que o 4.705 mm do Song Plus, só que menor nas demais medidas: 1.860 mm de largura, 2.712 mm de entre-eixos e, na altura, os 1.710 mm também são pouco menores que do Song Plus. No porta-malas, cabem 520 litros, contra 574 do Plus. O novo SUV é maior que o Jeep Compass (4.404 mm), Toyota Corolla Cross (4.460 mm) e VW Taos (4.461 mm).
O BYD Song Pro é mais um da marca com o sistema DM-i. Ou seja, temos o motor 1.5 aspirado, sem injeção direta, com 98 cv e 12,4 kgfm - no Song Plus, são 110 cv e 13,8 kgfm, assim como no King -, que trabalha quase como um gerador de energia para as baterias alimentarem o motor elétrico, este sim com 197 cv e 30,6 kgfm. A potência combinada é de 223 cv no Song Pro GL e 235 cv no GS. Segundo a BYD, é pela disponibilidade maior de bateria na versão mais cara.
Já que entramos nesse ponto, o Song Pro GL tem a bateria com 12,9 kWh, enquanto o GS tem 18,3 kWh - pela homologação NEDC, são 71 e 110 km de autonomia elétrica, respectivamente. Ambos são recarregados em AC com até 6,6 kW e possuem a função de V2L, onde um cabo (de série) permite ligar aparelhos 220V para alimentação de até 5 horas sem ligar o motor a combustão, que aumenta esse tempo.
Além das baterias, a diferença entre as versões do Song Pro é o carregador de smartphones por indução, banco do motorista com ajustes elétricos e o filtro de partículas no ar na versão GS. E como no King, não há sistema ADAS ou teto-solar disponível no SUV. Veja a lista de equipamentos e preços do BYD Song Pro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Oficial: nova BYD Shark tem os preços revelados