Porsche Boxster e Cayman a combustão saem de linha em 2025
E não é só isso: até o Macan já tem data para aposentar motores a gasolina
No início deste ano, a Porsche foi forçada a aposentar os 718 Boxster e 718 Cayman na Europa devido a novas regulamentações de segurança cibernética. O Macan com motores a gasolina sofreu o mesmo destino. No entanto, a dupla de carros esportivos e o crossover ainda estão disponíveis para compra fora da União Europeia. Mas não por muito tempo.
O gerente de produção da Porsche, Albrecht Reimold, disse à Automobilwoche que o Boxster e o Cayman deixarão de ser produzidos em meados de 2025. A Porsche está avançando com um substituto totalmente elétrico para a dupla, que ele já dirigiu, e promete que será um "carro realmente divertido". Não foram divulgados mais detalhes, mas, a julgar pelos flagras recentes, é provável que o conversível seja o primeiro a ser lançado.
Outro Porsche com motores a gasolina que está enfrentando o corte é o Macan da geração anterior. Embora o novo sucessor elétrico já tenha sido lançado, o antigo crossover esportivo ainda é vendido fora da Europa. Reimold afirma que, em meados de 2026, a empresa estará "totalmente comprometida" com o sucessor elétrico. A disponibilidade limitada de peças está acelerando o fim do modelo a combustão.
As regulamentações cada vez mais rígidas na Europa também são outro prego no caixão do Macan a combustão. Reimold mencionou que não seria financeiramente viável investir em um carro com 10 anos de idade, mesmo sendo um dos produtos mais vendidos: "O volume por si só não é uma referência para nós como fabricante de luxo."
A julgar pelas vendas de 2023, o fim iminente desses três carros provavelmente terá um enorme impacto sobre as entregas. A linha 718 cresceu 13% no ano passado, chegando a 20.518 unidades, enquanto a demanda pelo Macan permaneceu no nível do ano anterior, com 87.355 veículos. O menor dos dois SUVs da Porsche foi quase o mais vendido, ficando atrás do Cayenne por menos de 200 unidades.
O Macan elétrico tem mais chances de atrair compradores que teriam optado por um motor a gasolina. Resta saber como os entusiastas se sentirão por não ter um motor atrás dos assentos de um Boxster/Cayman. Não ficaremos muito surpresos se o 718 que está saindo se beneficiará de um aumento nas vendas enquanto os motores a gasolina ainda forem oferecidos. Dito isso, os modelos já saíram da Europa, portanto, a Porsche só pode sonhar em alcançar o desempenho de vendas de 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
Teste Porsche 718 Cayman GT4 RS: um investimento que diverte e dá dinheiro
Sabotagem econômica barra mercado de 3 milhões de veículos
Porsche 718 Style Edition é lançado no Brasil a partir de R$ 519.000
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Primeiras impressões Porsche 718 Cayman GT4 RS 2023: o melhor veio no fim