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Duster terá irmão menor feito para brigar com Fiat Panda e Jeep Avenger

Novo SUV chegará ao mercado em 2027 e terá a missão de suceder o Sandero Stepway na Europa

Dacia SUV urbano

Além de renovar totalmente o Duster e preparar para breve a chegada do aguardado Bigster, a Dacia trabalha internamente no desenvolvimento de mais um SUV para compor sua linha. De nome ainda desconhecido, o modelo chegará ao portfólio para cumprir papel de entrada e rivalizar com crossovers de mesma proposta vendidos principalmente na Europa. A lista inclui, entre outros nomes, Jeep Avenger e o recém-apresentado Fiat Grande Panda.

Segundo a imprensa europeia, o novo SUV está sendo desenvolvido para substituir o Dacia Sandero Stepway e terá aproximadamente 4 metros de comprimento (contra 4,34 metros do Duster e possíveis 4,60 metros do Bigster). Com isso, terá medidas de hatchback compacto combinadas com estilo robusto de crossover, bem como elementos visuais característicos do segmento (molduras plásticas, altura elevada do solo, rack de teto, entre outros).

Dacia Manifesto

Na prática, a estratégia adotada pela Dacia será a mesma seguida pela Renault do Brasil para dar origem ao Kardian. Lá, porém, o novo modelo terá posicionamento comercial bem mais agressivo e promete chegar às lojas como um dos SUVs mais baratos à venda na Europa. A plataforma adotada será a mesma CMF-B do Stepway, mas com oferta de maior espaço interno graças à carroceria de teto alto e linhas gerais mais retilíneas.

Dacia Bigster concept

Ainda por dentro, o novo SUV priorizará aspectos como praticidade e funcionalidade, adotando o inovador sistema de montagem YouClip da Dacia, que permite fácil personalização. Para fazer jus à proposta de baixo preço, o modelo terá diversos componentes internos do painel compartilhados com outros veículos da linha Dacia. Falando em preço, estima-se algo em torno de 16.000 euros, contra os quase 20.000 euros iniciais do Duster.

Sob o capô, a oferta de motores será herdada do próprio Sandero europeu, ou seja, propulsores 1.0 ECO-G de 100 cv e TCe de 90 cv. Versões mais caras poderão dispor ainda de conjuntos híbridos compartilhados dentro do grupo Renault. O lançamento é aguardado para 2027.

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