Além de renovar totalmente o Duster e preparar para breve a chegada do aguardado Bigster, a Dacia trabalha internamente no desenvolvimento de mais um SUV para compor sua linha. De nome ainda desconhecido, o modelo chegará ao portfólio para cumprir papel de entrada e rivalizar com crossovers de mesma proposta vendidos principalmente na Europa. A lista inclui, entre outros nomes, Jeep Avenger e o recém-apresentado Fiat Grande Panda.
Segundo a imprensa europeia, o novo SUV está sendo desenvolvido para substituir o Dacia Sandero Stepway e terá aproximadamente 4 metros de comprimento (contra 4,34 metros do Duster e possíveis 4,60 metros do Bigster). Com isso, terá medidas de hatchback compacto combinadas com estilo robusto de crossover, bem como elementos visuais característicos do segmento (molduras plásticas, altura elevada do solo, rack de teto, entre outros).
Na prática, a estratégia adotada pela Dacia será a mesma seguida pela Renault do Brasil para dar origem ao Kardian. Lá, porém, o novo modelo terá posicionamento comercial bem mais agressivo e promete chegar às lojas como um dos SUVs mais baratos à venda na Europa. A plataforma adotada será a mesma CMF-B do Stepway, mas com oferta de maior espaço interno graças à carroceria de teto alto e linhas gerais mais retilíneas.
Ainda por dentro, o novo SUV priorizará aspectos como praticidade e funcionalidade, adotando o inovador sistema de montagem YouClip da Dacia, que permite fácil personalização. Para fazer jus à proposta de baixo preço, o modelo terá diversos componentes internos do painel compartilhados com outros veículos da linha Dacia. Falando em preço, estima-se algo em torno de 16.000 euros, contra os quase 20.000 euros iniciais do Duster.
Sob o capô, a oferta de motores será herdada do próprio Sandero europeu, ou seja, propulsores 1.0 ECO-G de 100 cv e TCe de 90 cv. Versões mais caras poderão dispor ainda de conjuntos híbridos compartilhados dentro do grupo Renault. O lançamento é aguardado para 2027.
Fonte: AutoInfo Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeção: "Sanderão" será aposta da marca contra Golf e companhia
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Novo Bigster 2026 é apresentado com sistema híbrido inédito
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Cotado para o Brasil, Jeep Avenger vai mal em teste de segurança na Europa