Depois de apresentar a R 1300 GS de nova geração, a BMW finalmente revelou a versão mais esperada da aventureira: a Adventure. Historicamente a GS mais capaz da linha, a nova R 1300 GS Adventure 2025 não decepciona, trazendo mais tecnologia e atributos para quem quer viajar por longas distâncias em lugares inóspitos.
No entanto, ainda não há previsão para sua chegada ao mercado brasileiro. Ainda assim, é quase impossível que ela não venha para cá, onde subsituiria a atual R 1250 GS Adventure, uma das versões mais populares da moto da BMW por aqui. Na Europa, a nova R 1300 GS Adventure foi anunciada com preços partindo de 24.050 euros, ou cerca de R$ 143 mil na conversão direta da moeda.
A mecânica é a mesma das novas R 1300 GS, usando um propulsor de dois cilindros contrapostos. Ele entrega 145 cv de potência a 7.750 rpm e 15,2 kgfm a 6.500 rpm como em qualquer configuração. O segredo está na transmissão. De série, traz o mesmo câmbio mecânico de seis marchas.
Opcionalmente, pode ser equipada com a nova transmissão automatizada de 6 marchas da BMW, chamada de ASA. Nela, não há manete de embreagem e a moto atua como automática, podendo-se passar marchas em modo manual. Neste caso, a alavanca de câmbio é mantida e atua como um quickshifter bidirecional.
BMW R 1300 GS Adventure 2025
Outra mudança relevante para a fama da BMW R 1300 GS Adventure 2025 é o tanque de combustível. Para a nova configuração, tem capacidade para acomodar 30 litros de combustível. São 11 litros a mais que as versões normais da moto. Por conta do reservatório maior e de alumínio, o visual da moto ficou mais quadrado e reto.
Outra diferença da R 1300 GS Adventure para as demais versões é que a novidade vem de série com a suspensão eletrônica, capaz de alterar a carga das molas conforme o modo de condução ou ainda customizada pelo condutor. Além disso, a Adventure mantém a função de rebaixamento quando parada ou em baixas velocidades, reduzindo sua altura em até 30 mm.
A nova BMW R 1300 GS Adventure 2025 ainda vem de fábrica com iluminação total de LED, incluindo os faróis auxiliares, painel de instrumentos digital, quatro modos de condução, e o sistema de radares frontal e traseiro. Ele permite o uso de sistemas como controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e frenagem autônoma de emergência.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil