page ad skin

Citroën Basalt é flagrado com mecânica que não será oferecida no Brasil

Novo SUV-cupê é testado com motor 1.6 e câmbio manual em configuração para exportação

Citroën Basalt 1.6 MT - Flagra

A Stellantis intensifica o ritmo de testes do Citroën Basalt no Brasil e não deve demorar para finalizar os trabalhos de desenvolvimento do modelo. A apresentação oficial será realizada ainda neste ano e as vendas serão iniciadas logo na sequência tanto no mercado nacional quanto em países vizinhos, como a Argentina. Por lá, inclusive, o crossover terá particularidades mecânicas em relação ao modelo do Brasil.

É o caso da oferta de versões equipadas com o conhecido motor 1.6 aspirado de quatro cilindros (há anos usado pelo Citroën na América do Sul). O propulsor está sendo aposentado no mercado brasileiro, mas seguirá sendo oferecido em países vizinhos. Em razão disso, a Stellantis também realiza testes do Basalt com este powertrain, conforme atestam imagens de flagra publicadas pelo site Auto+. Neste protótipo, inclusive, há câmbio manual.

Citroën Basalt 1.6 MT - Flagra

Já no Brasil (e nas versões mais caras de outros países), o Basalt será equipado com o motor 1.0 turboflex de 130 cv amplamente usado dentro do grupo Stellantis. O propulsor já é adotado pelo primo C3 Aircross e virá sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT, com tração dianteira. A plataforma CMP, de caráter modular, é a mesma de outros carros do conglomerado, como os Peugeot 208 e 2008.

Citroën Basalt 1.6 MT - Flagra

Já no visual, o desenho geral será o mesmo do Basalt Vision conceitual. Ou seja, terá lanternas de formato retangular com contornos irregulares nas laterais, leve saliência na tampa do porta-malas, moldura nas caixas-de-roda e coluna C com aplique plástico. Em termos de porte, especula-se algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros. A expectativa é de oferta ampla de espaço interno e porta-malas generoso.

Citroën Basalt

Em termos de equipamentos, tudo indica que o cupê será lançado com pacote de recursos mais recheado e com itens hoje ausentes no C3 Aircross. É o caso de chave do tipo canivete, ar-condicionado automático, piloto automático, carregamento sem fio para celulares, faróis com iluminação em LED, botão de partida e acesso sem chave. O próprio Aircross deverá ganhar alguns destes itens em um segundo momento.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários