O Renault Kardian foi apresentado para o mercado brasileiro em fevereiro. Não fossem as greves na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o modelo já estaria ajudando a marca crescer. Conforme vimos em nossa avaliação, é produto muito melhor para a Renault. O modelo já começou a chegar em outros mercados, como o México, e está próximo de ser apresentado na Argentina também.

Enquanto no mercado brasileiro o Renault Kardian é oferecido sempre com motor 1.0 turbo com câmbio de dupla embreagem e 6 marchas (DCT), o modelo que será vendido na Argentina terá mais opções. A estratégia não é nova, pois o Kardian mexicano é oferecido lá com o motor 1.6 16V aspirado e câmbio manual de 6 marchas.

Renault Kardian Premiere Edition 1.0T 2025

Renault Kardian Premiere Edition 1.0T 2025

O presidente da Renault Argentina, Pablo Sibilla, usou as redes sociais para começar a divulgar o Kardian por lá. Além disso, também interagiu com seguidores respondendo a alguns questionamentos. As réplicas do executivo adiantaram que o Kardian por lá terá opções que nem o Brasil nem o México possuem.

De acordo com Sibilla, o Renault Kardian argentina seguirá o mercado nacional para a motorização. Sob o capô estará sempre o propulsor 1.0 turbo de três cilindros que, por lá, entregará 120 cv de potência e 20,4 kgfm de torque rodando com gasolina apenas. Para o executivo, "quem andar no novo 1.0 turbo, nem sentirá falta do 1.6".

Cabine do Renault Kardian Evolution MT mexicano

Cabine do Renault Kardian Evolution MT mexicano

A surpresa mesmo ficou para a transmissão que será utilizada no mercado argentino. Enquanto o Brasil tem apenas o de dupla embreagem e o México tem opção de câmbio manual de 5 marchas, o Renault Kardian argentino terá uma terceira via. Segundo Sibilla, haverá uma opção com câmbio manual de 6 velocidades. Essa transmissão será uma evolução da encontrada no finado Sandero RS.

Os mais de 20 kgfm de torque do motor 1.0 turbo do Renault Kardian em conjunto com este câmbio manual de 6 marchas, que tinha relações curtas no antigo esportivo, pode resultar em um conjunto bem mais divertido. No entanto, Sibilla reforçou que isso não significa que veremos um Kardian RS: "não existe mais RS, já expliquei. RS agora só no mercado de usados". 

Isso vai de encontro com a estratégia da Renault de usar a Alpine como divisão esportiva da empresa, não mais a RS. Sibilla deixou claro que um Renault Kardian RS não existirá. Por outro lado, não falou nada a respeito de um Kardian Apline. Então há alguma esperança ainda.

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