O Fiat Grande Panda é apenas o início de uma nova família de modelos. O modelo (também) elétrico apresentado há alguns dias representa um novo capítulo na história do hatchback mais famoso da Itália e que também será importante para o Brasil.
O Fiat Panda se torna "Grande" por causa de suas dimensões mais imponentes do que no passado, mas não será o maior Panda de todos os tempos. Sim, porque nos planos de Stellantis há também um modelo extragrande que poderia chegar entre 2025 e 2026 e que poderia ser chamado de 'Panda XL'.
Na verdade, ainda não há certeza sobre o nome, até porque alguns acham que ele poderia se chamar 'Giga Panda'. No entanto, temos algumas informações sobre o seu formato, então fizemos uma projeção exclusiva para imaginá-lo.
O Giga Panda é inspirado não apenas no recém-apresentado Grande Panda, mas também no conceito Panda SUV revelado há um ano. Pela primeira vez, o Panda poderia assumir a aparência de um crossover de tamanho generoso, com um posicionamento que poderia ser muito semelhante ao do Citroen C3 Aircross e do Opel Frontera, que, como esse Panda XL, são baseados em uma versão de entre-eixos alongado da plataforma Smart Car.
Citroën C3 Aircross (2024)
Opel Frontera
Portanto, enquanto mantém o design quadradão do Grande Panda, espera-se que a versão alongada aumente o comprimento em 20 a 25 cm, aproximando-se de 4,4 m. Isso poderia ser complementado pela possibilidade de contar com uma terceira fileira de assentos.
É muito provável que o interior seja idêntico ao do Grande Panda. Como visto em flagas recentes, encontraremos elementos retangulares e circulares na cabine, assim como estofamento em dois tons e uma ambiente que lembra as primeiras gerações do hatch.
Também visível a bordo está a alavanca da transmissão automática. Sim, porque o Fiat deve estar disponível tanto com em um motor elétrico de 113 cv quanto em uma versão equipada com o 1.2 micro-híbrido a gasolina de 101 cv.
Dadas as dimensões extras, o Panda XL também poderia ser o primeiro a receber o 1.2 micro-híbrido de 136 cv, já planejado para o Opel Frontera, outro modelo "relacionado" ao crossover da Fiat.
Para o Brasil, o Giga Panda seguirá outro caminho, como a nova geração do Pulse. O novo tamanho o ajudaria a se distanciar um pouco do hatchback e acabar com a fama de ser um Argo "altinho".
Assim como no caso do hatch, o SUV não deve ser muito diferente do atual na motorização, ainda utilizando os propulsores da linha Firefly. Ou seja, espere pelo 1.3 aspirado nas versões de entrada e o 1.0 turbo nas mais caras, este último adotando o sistema micro-híbrido que será produzido em Betim (MG) a partir deste ano. Porém, o lançamento do novo Pulse deve ficar para 2026.
Conceito de SUV da Fiat
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