Apresentada oficialmente em junho de 2023 (embora tenha chegado às lojas apenas em agosto), a picape Ram Rampage acaba de completar seu primeiro ano de mercado. A Stellantis comemora o feito exaltando os números comerciais do modelo, que já soma mais de 20.000 unidades produzidas no complexo industrial de Goiana (PE). Além do Brasil, a caminhonete é vendida em mercados da região como Argentina e Chile.
A Rampage é o quinto modelo fabricado no polo automotivo de Pernambuco (depois dos Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro) e o primeiro veículo da Ram concebido e desenvolvido inteiramente no Brasil. É ainda a primeira picape da marca produzida fora da América do Norte. Ao todo, o projeto envolveu mais de 800 engenheiros e técnicos no Brasil, somando mais de 1,2 milhão de horas de desenvolvimento.
A picape é vendida nas configurações Rebel, Laramie e R/T, além da série especial Laramie Night Edition. Oferece de série controles de tração e estabilidade, painel de instrumentos de 10,3", ar-condicionado de duas zonas, sistema multimídia de 12,3" com Android Auto e Apple CarPlay sem fios, faróis e lanternas em LEDs, carregador por indução, freio de estacionamento eletrônico e outros.
Completam o pacote recursos de assistência à condução como alerta de frenagem de emergência, assistente de frenagem automática com pré-colisão e detector de pedestres e ciclistas, piloto automático adaptativo e detector de ponto cego.
Rampage Laramie Night Edition
Sob o capô, o motor 2.0 Hurricane 4 a gasolina entrega potência de 272 cv e torque de 40,8 kgfm. Na versão R/T, com preparação específica, dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Nos modelos turbodiesel, o motor 2.0 Multijet desenvolve 170 cv e 38,7 kgfm de torque, sendo usado na mesma configuração da adotada pelo Jeep Commander. Em todos os casos, o câmbio é automático de 9 marchas e a tração 4x4.
Desde o lançamento da Rampage, a marca Ram passou por importante processo de ampliação no Brasil e hoje tem rede composta por 125 concessionárias. No próximo mês de outubro, a marca Ram deverá comemorar 15 anos como empresa independente após emancipação da Dodge.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ram Rampage: 1.000 km com a picape a diesel no faroeste argentino
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ram Rampage sobe de preço em todas as versões; veja tabela
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Nova Ram Rampage Rebel Ignition é lançada: veja o preço e o que muda
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Rebel Ignition: os detalhes da nova série especial da Ram Rampage