A Bajaj ainda não completou dois anos de operação no mercado brasileiro, mas já está fazendo alterações em dois de seus produtos oferecidos por aqui. Os modelos Dominar 160 e Dominar 200 foram apresentados no Festival Interlagos com algumas mudanças em relação às motos que foram reveladas por aqui no final de 2022.
A dupla permanece sendo fabricada em Manaus (AM), mas recebem agora as atualizações reveladas no ano passado para o mercado da Índia, sede da Bajaj. Por lá, são conhecidas por Pulsar NS160 e Pulsar NS200 e mantiveram o visual e a mecânica já conhecidos. A marca oferece mais opções de cores, enquanto quadro e rodas recebem pintura cinza.
A principal alteração é que as novas Bajaj Dominar 160 e 200, agora como linha 2025, passam a contar com freios ABS nas duas rodas. Anteriormente, tinham o sistema anti-bloqueio do freio apenas na dianteira. Ela e a Dominar 200 contam com discos nas duas rodas, tendo 300 mm de diâmetro na dianteira e 230 mm na traseira.
Enquanto ambas permanecem lançando mão de rodas de liga leve com 17 polegadas de diâmetro, a Bajaj passa a adotar pneus mais largos no modelo de entrada. Sendo assim, a Dominar 160 passou de 90/90 para 100/80 na dianteira, enquanto a traseira foi de 120/80 para 130/70. Estas são as medidas que já eram - e continuam - utilizadas na Dominar 200.
Com as alterações, a nova Bajaj Dominar 160 2025 passou de R$ 15.990 para R$ 16.900. Da mesma forma, a nova Dominar 200 2025 passou de R$ 18.990 para R$ 19.990. A Bajaj reforçou que os valor são exatamente os cobrados pelos concessionários, não havendo adição de frete. As unidades 2025 devem chegar em julho às lojas.
A ciclística e a mecânica não mudaram. A Dominar 160 segue com o motor monocilíndrico de arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo, 4 válvulas, comando único no cabeçote, 2 velas e 160,3 cm3 de capacidade. Ele entrega 17 cv de potência a 9.000 rpm e 1,49 kgfm de torque a 7.250 rpm. O câmbio tem 5 marchas.
A moto já traz de série itens como conta-giros analógico, tela digital, indicador de marcha, marcador de combustível e assentos separados. A Dominar 160 já utiliza semi-guiões, suspensão traseira monoamortecida e garfo dianteiro invertido.
Indo para a Dominar 200, segue o monocilíndrico de 199,5 cm3 de capacidade, já com arrefecimento a líquido. Ela também tem 4 válvulas com comando único no cabeçote, mas conta com 3 velas. Ele é capaz de entregar 24,5 cv de potência 9.750 rpm e 1,89 kgfm de torque a 8.000 rpm. Neste caso, o câmbio já tem 6 velocidades. Ela também traz de série Equipamentos como conta-giros analógico, tela digital, indicador de marcha, marcador de combustível, semi-guidões e assentos separados.
A Bajaj também confirmou que sua fábrica própria em Manaus (AM) iniciou a produção no final de maio, com as primeiras unidades chegando às lojas em breve. De acordo com a Bajaj, sua fábrica brasileira iniciará as atividades em maio, atingindo a capacidade total de produção já em junho.
A linha de montagem terá capacidade pra produzir 20.000 unidades por ano. Atualmente, a linha Dominar da empresa, composta pelos modelos 160, 200 e 400, era montada em parceria com a Dafra na capital amazonense.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz