A BMW aproveitou o Festival Interlagos para apresentar suas quatro novidades para o segundo semestre do ano. A marca confirmou recentemente a R12 e, como adiantado pelo Motor1.com Brasil, a marca lançará a F 900 GS, acompanhada da F 900 GS Adventure. A surpresa é a nova F 800 GS, que não só será lançada nas próximas semanas como também teve a produção em Manaus (AM) confirmada pela empresa.

Embora pareça que o motor tenha sido reduzido das 853 cc da F 850 GS vendida até agora para algo em torno de 800 cc, não foi o caso. Na verdade, a F 850 subiu para tornar-se a F 900, com um motor de 895 cc, enquanto a nova F 800 GS é a F 750 com o mesmo motor de 895 cc e dois cilindros em linha da F 900, porém com uma calibração diferente, entregando 87 cv a 6.750 rpm e 9,3 kgfm de torque a 6.750 rpm.

A suspensão utiliza garfos telescópicos com tubos de 41 mm de diâmetro na dianteira, não ajustáveis, enquanto a traseira é monoamortecida, porém pode ser ajustada. Já os freios usam dois discos de 305 mm e dois pistões da Brembo na dianteira, e um único disco de 265 mm de pistão único para a roda dianteira. As rodas são de 19” na frente, calçando pneus 110/80; e 17” na traseira, com pneus 150/70.

A aventureira média traz equipamentos como luzes em LED, seletor de marcha ajustável, display TFT de 6,5 polegadas, ABS, controle de tração e dois modos de condução (Chuva e Rua). Existem alguns opcionais no mercado global como chave presencial e sistema de chamada de emergência em caso de acidentes.

Apesar de confirmar o lançamento da F 800 GS e que será feita em Manaus, a BMW ainda não comenta sobre preços, data de estreia da aventureira ou quando iniciará a montagem no Brasil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com