Honda lança a nova XR 300L Tornado, que chega em julho

Baseada da XRE 300 Sahara, novidade retoma nome clássico da marca como opção

Honda XR 300L Tornado 2024 Honda XR 300L Tornado 2024

Continuando a lançar as 10 motos que tinha prometido até 2025, a Honda apresentou mais uma novidade para o mercado brasileiro em seu estande no Festival Interlagos. Dessa vez, a marca confirmou a chegada da XR 300L Tornado. O nome já foi usado por outra aventureira da empresa nos anos 2000.

A marca não revelou muito sobre a novidade, além de que sua chegada oficial deve ocorrer em julho, quando dados técnicos e detalhes como o preço devem finalmente ser revelados pela empresa. A Honda ainda não confirma, mas trata-se de uma versão da XRE 300 Sahara mais voltada para sair do asfalto.

Mudam itens como a carenagem do tanque e o farol, de LED, que é completamente diferente do encontrado na Sahara. Enquanto a moto que lhe dá origem usa o farol fixo e carenagens maiores para proteger o piloto em longas viagens, a proposta da Tornado 300 parece ser de uma moto mais leve e estreita, mais preparada para sair do asfalto.

A Sahara revelada em novembro de 2023 estreou um novo chassi, similar ao visto na linha CRF de motos off-road da Honda. É um quadro de berço semi-duplo de aço. Na parte de suspensão, o conjunto é do mesmo tipo. Há um garfo telescópico na dianteira e uma balança de alumínio agora pintados de preto. O curso na dianteira, de 245 mm, e o da traseira, 225 mm, foram mantidos, mas a dianteira foi recalibrada. Atrás, o amortecedor recebeu ajuste de pré-carga em 7 posições. A suspensão terá um ajuste diferente em comparação à Sahara.

Visualmente, todas estas características parecem ter sido mantidas para a nova XR 300L Tornado. O que deve mudar é o peso a seco, que é de até 149 kg na Sahara. Como a Tornado tem menos carenagens, pode ser mais leve.

O motor também é o mesmo monocilíndrico de 293,5 cm3 da Sahara, arrefecido a ar com auxílio de radiador de óleo e contando com comando simples no cabeçote para acionar as 4 válvulas. Em números, com etanol, a Sahara entrega 25,2 cv de potência a 7.500 rpm e 2,74 kgfm de torque a 5.750 rpm. Com gasolina, os picos ocorrem nas mesmas rotações, mas os dados são 24,8 cv e 2,70 kgfm. Assim como a suspensão, a Tornado terá uma diferença de relação específica para esta versão.

O diâmetro das rodas é o mesmo: 21" na dianteira e 18" na traseira. Assim, a medida dos pneus também foi mantida, sendo 90/90 na frente e 120/80 atrás. Os pneus em si são da marca Metzeler e do modelo Karoo. A Sahara permanece com freios a disco nas duas rodas, sempre dotado de ABS, com 256 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira.

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