Com informações de Fábio Trindade - A Shark é uma das grandes promessas da BYD para o mercado brasileiro ainda em 2024. A picape de porte médio é híbrida plug-in e deve desembarcar por aqui até setembro e acabou de ser apresentada no México, onde teve os detalhes revelados.

A expectativa é a que a BYD Shark chegue ao mercado brasileiro para competir com modelos médios estabelecidos, como a Toyota Hilux e a Ford Ranger. Isso inclui o preço. Segundo o Motor1.com Brasil apurou no lançamento da picape no México, a BYD está trabalhando com uma expectativa de que a Shark chegará ao nosso país com preços abaixo de R$ 300 mil. No caso da Hilux, a versão intermediária SRV custa R$ 290.190. Abaixo de R$ 300 mil, a Ranger XLT V6 (R$ 289.990) é a que mais se aproxima dessa faixa.

BYD Shark 2025

Apesar da expectativa de que a Shark híbrida plug-in chegue com um valor competitivo em relação à concorrência estabelecida, a própria BYD admite que o preço final será definido pela matriz na China, não pela filial brasileira. De qualquer forma, o valor deverá ser equivalente ao que foi anunciado para o mercado mexicano convertido para Real brasileiro. Por lá, a Shark tem preços partindo de 899.980 pesos mexicanos, ou cerca de R$ 266,3 mil. A versão mais cara sai por 969.800 pesos mexicanos, elevando a conversão para cerca de R$ 287 mil.

O que a BYD Shark oferece?

Apesar de ser uma concorrente para Toyota HiluxFord Ranger e Chevrolet S10, a BYD Shark é um pouco maior, medindo 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura, 1.925 mm de altura e com um entre-eixos de 3.260 mm. Ou seja, é 132 mm mais longa, 71 mm mais larga, 110 mm mais alta e com 175 mm mais de entre-eixos do que a Hilux. A caçamba tem capacidade de carga de 835 kg ou 1.450 litros.

BYD Shark 2025

É construída com uma plataforma de carroceria sobre chassi, prometendo um desempenho similar ao das concorrentes. Esta mesma arquitetura é usada pela linha de SUVs off-road Fangchengbao. A BYD ainda não revelou todos os detalhes mecânicos, mas sabemos que conta com um sistema híbrido plug-in, combinando um motor 1.5 turbo com dois elétricos, um em cada eixo, para entregar mais de 430 cv de potência.

O site no México afirma que a picape acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e terá uma autonomia de 840 km pelo ciclo de testes NEDC. Usando somente a carga da bateria, poderá rodar por 100 km. Para chegar a esse número de autonomia, a BYD afirma que a picape usa o motor elétrico em 80% do tempo, chegando a um consumo de 13,3 km/litro.

BYD Shark 2025

Será bem equipada, trazendo um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 12,8 polegadas capaz de girar (como no Dolphin ou Song Plus), câmera 360°, visão 180° sob o veículo, carregador wireless para smartphones, head-up display de 12 polegadas, seis airbags,  controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e mais.

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