Com informações de Fábio Trindade - A Shark é uma das grandes promessas da BYD para o mercado brasileiro ainda em 2024. A picape de porte médio é híbrida plug-in e deve desembarcar por aqui até setembro e acabou de ser apresentada no México, onde teve os detalhes revelados.
A expectativa é a que a BYD Shark chegue ao mercado brasileiro para competir com modelos médios estabelecidos, como a Toyota Hilux e a Ford Ranger. Isso inclui o preço. Segundo o Motor1.com Brasil apurou no lançamento da picape no México, a BYD está trabalhando com uma expectativa de que a Shark chegará ao nosso país com preços abaixo de R$ 300 mil. No caso da Hilux, a versão intermediária SRV custa R$ 290.190. Abaixo de R$ 300 mil, a Ranger XLT V6 (R$ 289.990) é a que mais se aproxima dessa faixa.
Apesar da expectativa de que a Shark híbrida plug-in chegue com um valor competitivo em relação à concorrência estabelecida, a própria BYD admite que o preço final será definido pela matriz na China, não pela filial brasileira. De qualquer forma, o valor deverá ser equivalente ao que foi anunciado para o mercado mexicano convertido para Real brasileiro. Por lá, a Shark tem preços partindo de 899.980 pesos mexicanos, ou cerca de R$ 266,3 mil. A versão mais cara sai por 969.800 pesos mexicanos, elevando a conversão para cerca de R$ 287 mil.
Apesar de ser uma concorrente para Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, a BYD Shark é um pouco maior, medindo 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura, 1.925 mm de altura e com um entre-eixos de 3.260 mm. Ou seja, é 132 mm mais longa, 71 mm mais larga, 110 mm mais alta e com 175 mm mais de entre-eixos do que a Hilux. A caçamba tem capacidade de carga de 835 kg ou 1.450 litros.
É construída com uma plataforma de carroceria sobre chassi, prometendo um desempenho similar ao das concorrentes. Esta mesma arquitetura é usada pela linha de SUVs off-road Fangchengbao. A BYD ainda não revelou todos os detalhes mecânicos, mas sabemos que conta com um sistema híbrido plug-in, combinando um motor 1.5 turbo com dois elétricos, um em cada eixo, para entregar mais de 430 cv de potência.
O site no México afirma que a picape acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e terá uma autonomia de 840 km pelo ciclo de testes NEDC. Usando somente a carga da bateria, poderá rodar por 100 km. Para chegar a esse número de autonomia, a BYD afirma que a picape usa o motor elétrico em 80% do tempo, chegando a um consumo de 13,3 km/litro.
Será bem equipada, trazendo um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 12,8 polegadas capaz de girar (como no Dolphin ou Song Plus), câmera 360°, visão 180° sob o veículo, carregador wireless para smartphones, head-up display de 12 polegadas, seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e mais.
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