A Toyota, a Subaru e a Mazda realizaram uma conferência conjunta no início desta semana, prometendo salvar o motor de combustão interna, tornando-o mais limpo. A Toyota revelou vários novos motores pequenos de quatro cilindros em linha, enquanto a Subaru apresentou uma prévia de um boxer híbrido de última geração. A Mazda trouxe algo mais empolgante: um protótipo de um motor Wankel com dois rotores.
Embora a empresa não tenha entrado em detalhes sobre o novo propulsor, ela anunciou que ele poderia ser instalado em um veículo de alto desempenho um dia. Como visto no conceito Iconic SP, o motor rotativo funcionaria como um gerador, alimentando a bateria em vez de ser conectado mecanicamente às rodas. A Mazda já oferece um motor de rotor único no híbrido MX-30, que é instalado transversalmente. No possível renascimento do RX, a configuração de dois rotores seria montada longitudinalmente.
Motor de dois rotores Mazda
"Essa unidade conceitual é equipada com dois motores rotativos montados longitudinalmente para geração de energia, o que permite uma fonte de alimentação maior e a realização de proporções de baixo centro de gravidade. A unidade também tem o objetivo de melhorar a vibração e as emissões aumentando o deslocamento. Ela também está sendo considerada para uso em carros esportivos."
É isso aí - um novo RX está oficialmente em pauta. A grande notícia chega assim que soubemos que uma reencarnação do RX-7 foi considerada em meados dos anos 2000. A Mazda cancelou o projeto por causa da crise financeira. Teria sido um carro esportivo com motor dianteiro e tração traseira posicionado acima do Miata, então em sua terceira geração, a NC. No entanto, parece que o RX pode voltar um dia. Depois de anos de rumores, especulações e um lindo conceito, agora temos oficialmente que esse novo motor de dois rotores poderá ser usado em um carro.
Para não esquecermos, a montadora japonesa tem uma equipe dedicada a motores rotativos. Ela foi formalmente criada em fevereiro e é composta por 36 engenheiros que trabalham juntos em "carros atraentes que entusiasmam os clientes". A última vez que a Mazda teve um carro esportivo com motor rotativo em seu portfólio foi em 2012, quando o RX-8 Spirit R oferecido exclusivamente no Japão serviu como despedida do modelo e do exótico motor Wankel.
Motor de dois rotores Mazda
Motor de dois rotores Mazda
Em outubro de 2023, o designer-chefe da empresa, Masashi Nakayama, disse que o conceito Iconic SP foi intencionalmente feito maior do que o necessário. Por quê? Para criar um impacto maior no Japan Mobility Show, onde o conceito foi lançado. Ele também mencionou que a Mazda pode encolher o carro para o tamanho de um Miata, apesar de ter que colocar um motor de dois rotores, um motor elétrico e uma bateria.
Tendo dado ao Miata atual uma terceira atualização importante agora em 2024, é improvável que a Mazda lance o modelo de quinta geração tão cedo. Não está claro se um Iconic SP de produção seria o próximo MX-5 ou se o plano é vender um carro esportivo maior e mais caro. Isso se o Iconic SP realmente acontecer, é claro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões