Confirmada recentemente durante anúncio de acordo colaborativo com as marcas Mazda e Subaru, a nova geração de motores a combustão da Toyota promete gerar avanços importantes em termos de construção e eficiência. Os propulsores estão sendo desenvolvidos dentro da abordagem multi-vias da marca (descentralizada em relação à eletrificação total) e chegarão ao mercado com a missão de manter powertrains a combustão vivos por mais alguns anos.
Para tanto, a Toyota diz que os novos motores funcionarão tanto com combustíveis fósseis habituais (gasolina e diesel) quanto com combustíveis neutros em carbono, incluindo hidrogênio líquido, combustíveis sintético e biocombustíveis. A empresa acredita que o motor de combustão interna não é o grande vilão da indústria, mas sim o carbono emitido no processo. Além disso, aposta que os veículos elétricos nunca passarão de 30% da participação de mercado e que ainda haverá bastante demanda para carros tradicionais e híbridos no médio prazo.
O projeto envolve o desenvolvimento de três diferentes motores e toma como base aspectos como eficiência e porte reduzido. Detalhes específicos sobre potência e consumo ainda não foram divulgados, mas a Toyota promete “revolucionar o design dos veículos” graças ao tamanho compacto dos propulsores. Ao torná-los menores, a marca reposicionará o capô para baixo, tornará o veículo mais aerodinâmico e otimizará ainda mais a economia de combustível.
O primeiro bloco apresentado foi um 1.5 de aspiração natural cerca de 10% menor em volume e altura em comparação com o motor atual. A Toyota garante que, além de mais potente, será também mais mais eficiente e aproximadamente 10% mais leve. O segundo é uma versão turbo do 1.5. A marca fiz que o propulsor será 20% menor em volume do que os 2.5 aspirados usados atualmente e será quase tão potente quanto, com o diferencial de ser aproximadamente 30% mais eficiente.
Toyota, Mazda e Subaru se uniram pelo futuro dos motores a combustão
Por fim, o mais potente da família será um inédito 2.0 turbo feito para suceder o 2.4 turbo usado em alguns modelos hoje. Será cerca de 10% menor, significativamente mais potente e até 30% mais eficiente. Todos os três motores são de quatro-cilindros em linha e estão sendo projetados para aplicações híbridas e híbridas plug-in, que são a grande aposta da Toyota para os próximos anos. Os primeiros veículos equipados com os novos conjuntos chegarão ao mercado em 2026.
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