Novos motores a combustão da Toyota devem mudar até design dos carros
Propulsores 1.5, 1.5 turbo e 2.0 turbo estão sendo desenvolvidos e prometem maior potência com máxima eficiência
Confirmada recentemente durante anúncio de acordo colaborativo com as marcas Mazda e Subaru, a nova geração de motores a combustão da Toyota promete gerar avanços importantes em termos de construção e eficiência. Os propulsores estão sendo desenvolvidos dentro da abordagem multi-vias da marca (descentralizada em relação à eletrificação total) e chegarão ao mercado com a missão de manter powertrains a combustão vivos por mais alguns anos.
Para tanto, a Toyota diz que os novos motores funcionarão tanto com combustíveis fósseis habituais (gasolina e diesel) quanto com combustíveis neutros em carbono, incluindo hidrogênio líquido, combustíveis sintético e biocombustíveis. A empresa acredita que o motor de combustão interna não é o grande vilão da indústria, mas sim o carbono emitido no processo. Além disso, aposta que os veículos elétricos nunca passarão de 30% da participação de mercado e que ainda haverá bastante demanda para carros tradicionais e híbridos no médio prazo.
Toyota, Mazda e Subaru - Novos motores
O projeto envolve o desenvolvimento de três diferentes motores e toma como base aspectos como eficiência e porte reduzido. Detalhes específicos sobre potência e consumo ainda não foram divulgados, mas a Toyota promete “revolucionar o design dos veículos” graças ao tamanho compacto dos propulsores. Ao torná-los menores, a marca reposicionará o capô para baixo, tornará o veículo mais aerodinâmico e otimizará ainda mais a economia de combustível.
O primeiro bloco apresentado foi um 1.5 de aspiração natural cerca de 10% menor em volume e altura em comparação com o motor atual. A Toyota garante que, além de mais potente, será também mais mais eficiente e aproximadamente 10% mais leve. O segundo é uma versão turbo do 1.5. A marca fiz que o propulsor será 20% menor em volume do que os 2.5 aspirados usados atualmente e será quase tão potente quanto, com o diferencial de ser aproximadamente 30% mais eficiente.
Toyota, Mazda e Subaru se uniram pelo futuro dos motores a combustão
Por fim, o mais potente da família será um inédito 2.0 turbo feito para suceder o 2.4 turbo usado em alguns modelos hoje. Será cerca de 10% menor, significativamente mais potente e até 30% mais eficiente. Todos os três motores são de quatro-cilindros em linha e estão sendo projetados para aplicações híbridas e híbridas plug-in, que são a grande aposta da Toyota para os próximos anos. Os primeiros veículos equipados com os novos conjuntos chegarão ao mercado em 2026.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Audi confirma novas gerações de Q3 e A7 para 2025; veja o que sabemos
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Produção de motos cresce 11% e vendas podem passar de 2 mi em 2025
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos
Toyota Corolla de nova geração estreia em 2026 e será híbrido plug-in